São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só cinco países seguem critério

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

Levados a sério, os critérios fixados pelo Tratado de Maastricht para a moeda única européia só estão sendo obedecidos por cinco dos 15 países da Europa. São eles: Luxemburgo, Irlanda, Dinamarca, Finlândia e Holanda.
Não é avaliação de algum "eurocético", mas do próprio Ecofin (o conselho de ministros de Economia e Finanças), em reunião recentíssima, que foi realizada em maio passado.
Esse conjunto de países representa apenas 9,18% do PIB (Produto Interno Bruto, medida da riqueza de um país) das 15 nações da União Européia. E a população somada não passa de 8,01% da geral.
Primeira leva
Mesmo assim, o Ecofin considerou que alguns desses países estão reduzindo sua dívida, o que lhes permitiria entrar na primeira leva do euro, programada para 1º de janeiro de 1999.
A moeda única européia deve substituir todas as moedas nacionais dos países membros da UE, aumentando a integração econômica entre eles.
Se fosse rigoroso, países como Holanda, Finlândia e Dinamarca também estariam eliminados, pois sua dívida ultrapassa o limite máximo de 60% do PIB.
Os critérios para ser aprovado no vestibular da moeda única são:
1 - Inflação: no máximo 1,5 ponto percentual acima da média dos três países de inflação mais baixa. Em dezembro do ano passado, daria 2,6% e eliminaria Grécia, Espanha e Itália.
2 - Déficit público: não mais de 3% do Produto Interno Bruto. No final de 96, só se classificariam Holanda, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Irlanda e Luxemburgo.
3 - Dívida pública: até 60% do PIB. Passariam no teste, em dezembro de 96, França, Reino Unido, Finlândia e Luxemburgo.
4 - Juros de longo prazo: a média anual pode ser, no máximo, dois pontos percentuais superior à dos três países de melhor performance. Daria, no final do ano passado, 8,8%. Todos entrariam, menos Grécia e Itália.
(CR)

Texto Anterior: Marcha de países da UE reúne até 50 mil
Próximo Texto: Cafés vendem drogas leves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.