São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro é artigo raro no país

RODRIGO VERGARA
DO ENVIADO ESPECIAL

Para os brasileiros que, quando estão em outro país, ficam constrangidos em encontrar os conterrâneos, não gostam de ouvir ninguém falando português e odeiam quando pedem para o músico tocar um samba, a República Dominicana é o paraíso das férias.
Talvez pela ausência de vôos diretos, o que encarece a viagem, talvez pela escassez de pacotes turísticos daqui para lá, o fato é que quase não há brasileiros em território dominicano.
Em uma semana de viagem, o turista daqui, se quiser matar saudades da terrinha, vai ter de ligar a televisão e esperar um programa sobre esportes latinos. Com sorte, dá para ver o Zagallo rapidinho.
A maioria é de pessoas de classe média. A idade varia bastante, e é possível encontrar desde grupos de amigos jovens viajando sem os pais até casais de idosos.
A ausência brasileira pode ser percebida também nos cardápios, cartazes e outros avisos dentro dos hotéis. Há traduções em várias línguas. Português, nunca.
(RV)

Texto Anterior: Dicas para o turista na República Dominicana
Próximo Texto: Esoterismo corrói São Tomé das Letras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.