São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
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SP vai investir R$ 323 mi em ponte da Ferronorte

FRANCISCO CÂMPERA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os governos federal e de São Paulo vão investir R$ 550 milhões (R$ 323 milhões do Estado) na Ferronorte, ferrovia que liga o porto de Santos à região Centro-Oeste.
O investimento é destinado à construção de ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. A ponte, de 2,6 km de extensão, vai ligar os 400 km da Ferronorte aos 900 km da Fepasa, que chega ao porto de Santos.
A Ferronorte é um projeto da iniciativa privada, encabeçado pelo Grupo Itamarati.
As obras foram paralisadas em dezembro de 1996 por falta de recursos. Segundo o presidente do Itamarati, Antônio Maciel, o alto custo da ponte foi o principal obstáculo enfrentado pelo projeto.
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, José Luís Portela, afirma que a região terá economia de R$ 200 milhões ao ano com a conclusão da obra.
Ele explicou que o custo do transporte do milho e da soja por rodovia, de Mato Grosso do Sul para Santos, é de US$ 84 a tonelada. Com a ferrovia, disse Portela, o preço cai para US$ 64.
A ponte faz parte do projeto "Brasil em Ação", que prevê investimentos em 42 projetos de infra-estrutura.
O investimento total na Ferronorte será de R$ 1,650 bilhão, incluindo a ponte, 40 locomotivas e 1.310 vagões.
O custo da Ferronorte, sem a ponte, é de R$ 870 milhões -para a construção de 311 km em Mato Grosso do Sul. O grupo espera terminar esse trecho até julho de 1998.
Até agora, o Itamarati investiu R$ 400 milhões, sendo R$ 230 milhões financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

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