São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival homenageia Guiomar Novaes

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Brasil comemora o centenário da pianista Guiomar Novaes (1894-1979) com atraso.
Entre 7 e 14 de julho, cinco pianistas sobem ao palco do Teatro Municipal de São Paulo para o 1º Festival Internacional de Piano Guiomar Novaes.
Ao francês Michel Dalberto (dia 7) e ao russo Mikhail Rudy (dia 9) juntam-se os brasileiros Yara Bernette (dia 8), José Carlos Cocarelli (dia 10) e Arthur Moreira Lima (dia 12). O pianista Nelson Freire também participa, mas a forma ainda não está acertada.
Uma possibilidade é que seu concerto do dia 14, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, dentro da temporada dos Patronos do Teatro Municipal, sirva como encerramento do festival. Caso não haja acordo, Freire dá recital solo.
Durante a realização do festival, ficarão expostos no saguão do teatro fotos, cartazes, objetos pessoais e documentos de Guiomar Novaes.
Na semana seguinte aos concertos, o MIS (Museu da Imagem e do Som) abriga conferências de Ciro Gonçalves Dias Júnior e Maria Estela Orsini, além de workshop com Yara Bernette.
Guiomar Novaes foi uma das maiores pianistas brasileiras de sua época. Sua maior façanha foi o primeiro lugar em concurso para o Conservatório de Paris com Debussy e Fauré como membros do júri.
Seu legado fonográfico inclui gravações dos concertos de Schumann e Beethoven com o maestro Otto Klemperer pelo selo Vox.
O festival é organizado por Octavio Pinto Neto, neto da pianista. No ano que vem, ele deve incluir duas bolsas para jovens pianistas brasileiros estudarem nos Estados Unidos.

Texto Anterior: Tereza Louro exibe desenhos 'humanos'
Próximo Texto: Livro analisa imprensa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.