São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Mentalidade é diferente em NY'

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

O curso dos policiais brasileiros em Nova York incluiu uma aula sobre direitos humanos dada pelo jornalista Gilberto Dimenstein, da Folha, numa sala da Universidade de Columbia. Dimenstein destacou a relação com a comunidade para reduzir a violência.
"No Brasil, se alguém denuncia algo à polícia é chamado de alcaguete. Em Nova York, a mentalidade já é diferente."
O jornalista também relatou as experiências nos bairros do Bronx ou de Washington Heights, há alguns anos considerados extremamente perigosos, de participação da sociedade.
"Eles implantaram um programa para depois das aulas, em que as escolas ficavam abertas para que os pais das crianças aprendessem computação, línguas... Você tem de envolver a comunidade."
Dimenstein citou ainda a estatística que aponta 968 mortes por homicídio em Nova York em 1996.
"Só que apenas 190 delas foram causadas por estranhos. Hoje em dia, é muito mais seguro dormir na rua em Nova York do que num apartamento em Higienópolis, em São Paulo."
Antes da palestra de Dimenstein, J. Paul Martin, diretor do Centro de Estudos dos Direitos Humanos da Universidade de Columbia, fez um discurso, pregando a importância do diálogo.
O grupo de brasileiros, depois de passar dez dias em Nova York e dez no Chile, também estudando a polícia local, retorna sábado ao Brasil.
(JCA)

Texto Anterior: PMs brasileiros fazem curso nos EUA
Próximo Texto: Ação tira só 8 crianças das ruas de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.