São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Experimentar é o melhor modo de escolher

JOSIMAR MELO

Como escolher o melhor vinho? É fácil: compre um e experimente. Repita a experiência com outro. Qual é o melhor? Aquele que for melhor para seu paladar.
Antes de enfrentar prateleiras e rótulos, saiba que o melhor critério para conhecer um bom vinho é formar seu próprio critério. Guardar na memória os que mais lhe agradam. Experimentar ainda é o melhor caminho.
Mas para não ficar comprando às cegas, algumas informações podem ser úteis. Prefira lojas e importadores que transmitam confiança; vários trabalham com produtores renomados e têm condições de armazenamento adequadas.
Numa loja ou supermercado que não conheça, tome algumas precauções: procure vinhos que você já conhece e aprecia; se não confiar nas condições de armazenamento, escolha vinhos mais jovens -são mais resistentes aos maus tratos e, além disso, tiveram menos tempo de vida para serem maltratados.
Veja no rótulo se há indicações de qualidade. Muitos países produtores têm legislação que classifica os vinhos por níveis de qualidade.
Não é uma garantia de que seja bom -mas ao menos é uma pista de que houve algum controle na produção da bebida.

Texto Anterior: Onde comprar vinhos em São Paulo
Próximo Texto: entenda os rótulos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.