São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rock'n'Roll na ótica do fotógrafo "oficial" David Bailey

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Os Rolling Stones e Outros Heróis", livro do fotógrafo inglês David Bailey que ganha agora edição nacional, passa a limpo -sem nunca ser abrangente- o rock'n' roll desde a primeira invasão britânica, de Beatles e Rolling Stones, até o advento dos neobeatles do Oasis, nos 90.
No decorrer de mais de 30 anos de atividade de Bailey, pode-se perceber (embora ele trabalhe majoritariamente com astros britânicos) a própria trajetória do rock.
São fotos de Bob Dylan, The Who, Marianne Faithfull, David Bowie, Tina Turner, Elton John, Alice Cooper, Queen, Elvis Costello, U2, Sting, Boy George, Bob Geldof, George Michael, Seal e vários outros.
Amigo pessoal dos Rolling Stones e fotógrafo de capas de vários discos da banda (como "Goats Head Soup", de 73), Bailey deu partida à sua carreira no início dos 60, refletindo em fotos abundantes de sua banda amiga o ambiente dândi em que a "swinging London" se desenrolava.
Entre flagrantes de Mick Jagger e da cantora Marianne Faithfull, então namorada do líder dos Stones, chegaram juntos ao advento da psicodelia.
Descoberto o LSD, as fotos ganharam contornos distorcidos, de grande angular maximizada pela propalada "abertura das portas da percepção".
Os anos 60 se foram, e o rock passou a se sedimentar como negócio movimentador de bilhões de dólares. Nos 70, se ainda não envelhecia, o formato já aceitava cicatrizes de decadência, como em foto de Yoko Ono, senhora John Lennon, como vedete decaída de cabaré.
Finalmente, nos 80, rock'n'roll passou -ainda que em termos velados- a se assumir como dinossauro.
Se nas poses os já senhores mantiveram o ar rebelde -caso de Bob Dylan, em foto que Bailey fez em 86-, a mise-en-scène fotográfica encetada ao fundo pelo artista pendeu ao convencional (como aliás acontecia com o som dos velhos Mick Jagger, Bob Dylan e Paul McCartney).
A institucionalização culminou com o casamento entre rock'n'roll e Hollywood, ilustrada na foto sorridente do ex-camaleão David Bowie abraçado à estrela cinematográfica ascendente Susan Sarandon. That's only business.

Livro: Os Rolling Stones e Outros Heróis
Fotos: David Bailey
Lançamento: DBA-Melhoramentos
Quanto: R$ 59 (112 págs.)

Texto Anterior: O ubíquo "roux" une caldas e raças pelo mundo
Próximo Texto: Punk & New Wave
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.