São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
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Ponte dos Remédios pára SP de novo

MARCELO OLIVEIRA

MARCELO OLIVEIRA; LUCIANA BENATTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Caminhão bate em "curativo" de ponte, interdita marginal Tietê e causa congestionamento de 17 km

O choque de um caminhão contra as escoras de sustentação da ponte dos Remédios (zona noroeste de São Paulo) fechou por seis horas e trinta minutos uma faixa da pista local da marginal Tietê, sentido Lapa/Penha, causando congestionamento de 17 km na rodovia Castelo Branco.
O acidente ocorreu às 4h40 de ontem. Foi o primeiro acidente na ponte dos Remédios desde sua interdição, devido a uma rachadura, em 3 de junho.
O motorista Pedro César Dias Gonçalves, 38, dirigia um caminhão Mercedes Benz, carregado com açúcar, pela faixa direita da pista local da marginal Tietê, no sentido Lapa/Penha.
Ele disse a policiais de trânsito que não viu a proteção de concreto, que permanece iluminada durante a noite, sinalizando a presença das escoras sob a ponte.
Antes dos protetores de concreto, colocados a 25 m de distância das escoras (veja quadro), há mais 300 m de sinalização, por meio de faixas e obstáculos na pista e placas indicando redução de velocidade para 40 km/h.
A colocação das escoras sob a ponte foi uma medida de segurança para apoiar a estrutura durante a realização da protensão da ponte (amarração das estruturas com cabos de aço). A pista local da marginal Tietê, no sentido Lapa/Penha, perdeu uma faixa com a colocação das escoras. Antes eram três, agora são duas. As faixas também ficaram mais estreitas. A largura caiu de 3,6 m para 3,5 m.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que mantém funcionários de plantão no local, a sinalização luminosa funcionava perfeitamente no momento do acidente.
O choque fez a proteção de concreto atingir a escora, que girou no próprio eixo, saindo de sua posição original, bloqueando a faixa parcialmente, impedindo a passagem de veículos. Pedro saiu ileso do acidente. O choque destruiu parcialmente a sinalização luminosa e a frente do caminhão.
Interdição
A faixa direita da pista local da marginal foi interditada no sentido Lapa-Penha. Às 10h10, operários da Mills do Brasil, empresa que monta estruturas tubulares, começaram a desmontar a escora.
Por causa do trabalho, a segunda faixa da pista local da marginal foi interditada no mesmo horário. Segundo o engenheiro Rogério Bregaglio, da Mills, a escora não caiu sobre a pista por que absorveu o impacto da batida.
Segundo Bregaglio, para evitar maiores transtornos ao trânsito, a Mills optou por desmanchar a escora atingida. À noite, seria construída uma escora substituta.
Com a interdição da pista local, a Polícia Rodoviária Estadual implantou um desvio na Rodovia Castelo Branco, impedindo a passagem de veículos para a marginal Tietê. Todo o tráfego da rodovia foi escoado para a marginal Pinheiros, que ficou congestionada.
Entre 7h e 11h, houve 17 km de lentidão na pista interior-capital da rodovia. O desmontagem da escora acabou às 11h10. O tráfego foi liberado nas duas faixas da pista local da marginal.

LEIA MAIS sobre os reflexos do acidente na ponte na pág. 3-3

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