São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adoção de chuveiros reduz infecção no HC

AB
DA REPORTAGEM LOCAL

A descoberta de que simples chuveiros podiam acabar com uma bactéria que prefere águas mornas -e que se escondia nas tubulações de água aquecida do hospital- valeu um prêmio de controle de infecção hospitalar ao Hospital das Clínicas de São Paulo.
Além do HC, foram premiados os hospitais Mauro Senna Goulart, de Curitiba (PR) -pela desinfecção de endoscópios- e Emílio Ribas, pela prevenção da tuberculose entre os funcionários.
"A primeira medida foi agilizar o diagnóstico da tuberculose e encaminhar o paciente para o isolamento", diz Nilton Cavalcante, presidente da comissão de controle de infecção do Emílio Ribas.
Os prêmios -anunciados ontem- foram dados pela Associação Paulista de Controle de Infecção Hospitalar, pela Abimo e pela Sinaemo, associação e sindicato das indústrias de equipamentos médicos e hospitalares.
Cerca de 40 hospitais inscreveram trabalhos. O do HC relatava o controle da bactéria Legionella, que provocou pneumonia em oito pacientes. O surto, de 1989, só foi controlado em 1993 com a instalação de chuveiros. "A Legionella existe até em canos de casas, mas só ataca pacientes imunodeprimidos", diz Anna Sara Levin, do grupo de controle do HC.

Texto Anterior: Empresa não tem conclusão
Próximo Texto: País pode ter 70 comissões de bioética
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.