São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Curta' mostra confronto de sem-teto e PM

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Peritos do IC (Instituto de Criminalística) de São Paulo produziram um "curta-metragem" que reproduz a dinâmica do confronto entre a PM e sem-teto na Fazenda da Juta, em São Mateus (zona sudeste de São Paulo).
O filme, de 12 minutos de duração, utilizou uma maquete e informações de três fitas com imagens da tentativa de desocupação, que aconteceu último dia 20 de maio. A ação da PM deixou três manifestantes mortos.
A maquete, produzida pela Seção de Desenho e Topografia do IC, tem escala 1:200.
Nela foram reproduzidos todos os prédios, barracões e depósitos de materiais existentes na Fazenda da Juta. Além disso, foram reproduzidas as posições dos policiais, dos manifestantes e dos veículos que estiveram no local no dia do confronto.
Os peritos optaram pela maquete porque seria impossível realizar uma reconstituição no local da ação da PM, devido ao número elevado de pessoas envolvidas.
"O filme é narrado para explicar passo a passo a operação. A sequência e a cronologia dos fatos formam a história da tentativa de desocupação da Fazenda da Juta", disse o perito Francisco João Aparício La Regina.
Segundo o promotor encarregado do caso, Francisco José Tadei Cembranelli, as imagens mostram policiais atirando contra os manifestantes.
O promotor disse que a maquete será útil para visualizar a angulação dos disparos, a partir das posições dos PMs e dos manifestantes.
O laudo do IC, que deverá ser concluído na próxima semana, poderá identificar alguns dos policiais que atiraram.
A polícia já identificou o PM Rui Pinto da Silva como suspeito de ter matado o sem-teto Jurandir da Silva. O soldado portava o revólver número 263.477, do qual, segundo laudo do IC, foi disparado a bala retirada do corpo do manifestante morto. O PM alega que deu dois tiros para o alto para se defender após ter caído no chão.

Texto Anterior: Presos falsos policiais sequestradores
Próximo Texto: Biblioteca é pichada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.