São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
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Olho gordo

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

No último domingo, Panis. Anteontem, Morbidelli. Alguém tem alguma dúvida de que as regras para a próxima temporada da F-1 ganharam adesões?
EM 96, a Folha publicou levantamento sobre as quebras na categoria e provou que nada além da disputa faz equipes produzirem carros mais experimentais e pilotos ousarem mais.
Está claro que a chamada guerra de pneus influiu muito na competição deste ano. Ao contrário da Indy, onde quase todo mundo trabalha no mesmo nível, a F-1 não permite à Bridgestone tirar a colossal diferença que separa um Minardi de um Williams.
Mas a fabricante já conseguiu muito, principalmente pelo competente gerenciamento imposto pelo ex-pilotos Prost e Stewart a seus times.
Mesmo a Goodyear corre firme atrás do prejuízo, enorme se considerado apenas o aspecto pneu -a verdade pura e simples é que, em alguns circuitos, um Williams calçado com Bridgestone bateria fácil o mesmo Williams com Goodyear.
Mas os técnicos japoneses se surpreenderam com a reação norte-americana, evidente a partir do GP de San Marino.
Tudo isso significa disputa. Basta acrescentar algum desmiolado ao volante, ou, como é o caso de Panis, alguém do segundo pelotão sedento para alcançar a ponta, e temos os chamados resultados surpreendentes, quebras e, na pior das hipóteses, acidentes.
A FIA tem seu razão para querer evitar a tal guerra com medidas tão drásticas como as previstas para 98. Não quer, de jeito nenhum, algo como o que aconteceu em 94.
Não foi por outro motivo que o GP do Canadá foi interrompido. Lição apreendida da pior maneira possível em Imola.
Assim como Villeneuve tem lá sua razão em reclamar. Sem algum tipo de risco, melhor seria irmos todos para casa.
O meio termo, como sempre, é o melhor caminho.

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