São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zé Celso levará duas peças a Araraquara

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor teatral Zé Celso Martinez Corrêa irá apresentar não uma, mas duas peças na Semana Luis Antonio, em Araraquara (282 km de São Paulo).
Anteontem à tarde, a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara, órgão municipal) divulgou nota à imprensa afirmando que o conselho da Fundart posicionou-se favoravelmente à solicitação do diretor de apresentar no dia 24 de junho "Ela", de Jean Genet, e no dia 25, "Pra Dar Um Fim no Juízo de Deus", de Antonin Artaud.
O impasse sobre a ida do diretor à 9ª Semana Luis Antonio (realizada em homenagem ao irmão de Zé Celso) foi criado na semana passada, quando a presidente da Fundart, Maria Martha Lupo Stella, afirmou que "não era oportuno" que Zé Celso voltasse a se apresentar na cidade.
O motivo é que há dois anos o diretor apresentou "Mistérios Gozosos" em Araraquara e acabou sendo acusado, juntamente com seis atores da companhia, de vilipendiar (ofender) ritos religiosos.
Na peça, a cena polêmica mostra o ator Marcelo Drummond, no papel de Jesus das Comidas, oferecendo seu corpo e sangue em forma de banana e champanhe.
O caso, ainda está em trâmite na Justiça, saiu de Araraquara e está sendo avaliado no Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo.
Se parte da platéia de Araraquara se sentiu ofendida com cenas de "Mistérios Gozosos", os espetáculos "Ela" e "Pra Dar um Fim no Juízo de Deus" podem chocar os desavisados.
"Ela", que adapta a história de Jean Genet com a trajetória do papa João Paulo 2º, tem atores nus. "Pra Dar Um Fim no Juízo de Deus" faz uma leitura da dramaturgia de Artaud, que questiona a existência humana a partir das secreções -como fezes e esperma- e de sangue -todos elementos extraídos em cena.
Casa da mãe
Para as duas apresentações nesta edição da Semana, a Fundart cederá o espaço, mas não pagará a ida de Zé Celso e sua companhia a Araraquara. As despesas serão cobertas pela Companhia Uzyna Uzona, de Zé Celso.
"Ainda estamos tentando fazer contatos e obter apoios, mas vamos a Araraquara em nome da liberdade, nem que tenhamos que ficar hospedados na casa da minha mãe", afirmou o diretor, que nasceu em Araraquara.
Segundo o comunicado da Fundart, a Unesp de Araraquara será responsável pela mediação dos trâmites legais exigidos e pela coordenação da Semana Luis Antonio Martinez Corrêa.
A presidente da Fundart, Maria Martha Lupo Stella, se recusou a atender a reportagem da Folha anteontem para comentar a decisão, alegando não conceder mais entrevistas por telefone.
Como protesto ao "veto" a Zé Celso, foram canceladas as presenças do Teatro Universitário de Maringá e do professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Lauro Góes, que proferiria uma palestra durante a 9ª Semana Luis Antonio. A Unesp deverá entrar em contato com ambos para reiterar os convites.

Texto Anterior: Filme tem outros veteranos
Próximo Texto: Cacá Rosset seleciona atores para 'Avarento'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.