São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Ordem presidencial; Fogueira das vaidades; Errado e desnecessário; Cesarismo tucano; Saída preferida; Pedra no caminho; Festa de São João; Panos quentes; Reação covista; Casca de banana; Causa impopular; Dinheiro curto; Efeito Maluf; Naufrágio anunciado; Sem esperança; Hora da vingança

Ordem presidencial
Todos os ministros darão entrevista coletiva entre os dias 1º e 4 de julho. Para falar do impacto da estabilidade econômica em suas áreas. A estratégia faz parte da comemoração do terceiro aniversário do Plano Real.

Fogueira das vaidades
Kandir se recusou a dar entrevista no mesmo dia em que Malan. O ministro do Planejamento temeu ser ofuscado pelo colega da Fazenda. Falarão sobre o Plano Real em dias diferentes.

Errado e desnecessário
Lideranças tucanas acreditam que FHC comete um erro ao tentar uma aliança ampla para a sua reeleição. Já está difícil segurar a união PSDB-PFL. Dizem que será impossível agradar também a Maluf (PPB), Itamar e PMDB.

Cesarismo tucano
No Congresso, dá-se a seguinte explicação para Serjão estimular Montoro a discutir parlamentarismo: "Em 2002, o FHC vira primeiro-ministro. E em 2006 o Serjão defende a Monarquia para se eternizar no poder".

Saída preferida
Itamar está inclinado a disputar o Senado por Minas, caso naufrague o sonho presidencial.

Pedra no caminho
As obras de quatro hidrovias previstas no plano "Brasil em Ação" podem ser paralisadas. Por estarem sendo feitas em território indígena, sem autorização do Congresso. A iniciativa será de procuradores federais.

Festa de São João
O Ornitorrinco pedirá, via Internet (http://www.trabalharcansa.com.br), a presença maciça dos deputados em Brasília nesta semana. "Como é festa junina, teremos a maior quadrilha do mundo", brinca Wagner Sugamele, do grupo teatral.

Panos quentes
Arthur Virgílio, secretário-geral do PSDB, preparou discurso para cobrar a presença de Luís Eduardo na primeira sexta em que o líder faltasse ao plenário. Foi demovido pela cúpula tucana. Para não agravar a crise.

Reação covista
Covas começa a partir de agosto a marcar diferenças com Maluf. O governador e políticos ligados a ele vão atirar no pepebista. Indiretamente, o presidente será cobrado a se posicionar.

Casca de banana
O relator Sarney Filho (PFL) resistiu à pressão do governo e manteve no projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) item que impede a redução dos gastos per capita com Saúde em 98, na comparação com 97.

Causa impopular
O governo tentará derrubar o item da LDO que impede redução dos gastos da Saúde em 97, quando não terá a CPMF. "Não podemos determinar despesas, sem conhecer as receitas", diz Arnaldo Madeira (PSDB-SP).

Dinheiro curto
A Previdência fez um balanço do que deixa de receber das entidades de assistência social, tais como creches e orfanatos: R$ 3 bi. Dá para pagar um mês da folha. Resultado: vem aí mais controle sobre essas organizações.

Efeito Maluf
A festa de aniversário de FHC, na quarta, deveria ter contado com a presença de todos os governadores tucanos. Em cima da hora, tiveram que desistir da idéia. Para não deixar explícita a ausência de Mário Covas (SP).

Naufrágio anunciado
A reunião de Quércia com a bancada federal do PMDB, marcada para amanhã em São Paulo, foi transferida para Brasília, sem data certa. Viram que seria avaliada como abraço de afogados.

Sem esperança
Tucanos paulistas já dão como certo o acordo entre Maluf e PFL para a eleição paulista de 98.

Hora da vingança
Após condenar 52 prefeitos, o desembargador Luiz Melibio Machado foi indicado por Antônio Britto (RS) para a Agência de Controle dos Serviços Públicos. Foi vetado pela Assembléia, que tem 24 ex-prefeitos.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do tucano José Aníbal (SP), sobre o líder do PFL, Inocêncio Oliveira (PE), atacar o líder do PSDB na Câmara, Aécio Neves (MG), dizendo que ele desestabiliza a base governista:
- Esse excesso de irritação é sintoma de quem não quer fazer o dever de casa, que consiste em aprovar as reformas e mostrar resultados práticos.

Próximo Texto: Tradição brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.