São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
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Rodízio coloca SP no 'túnel do tempo'

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de amanhã, com o início do rodízio de veículos antipoluição, o trânsito da cidade de São Paulo volta no tempo. Deixa para trás os mais de 4,5 milhões de carros que atualmente compõem a frota e entra em ritmo semelhante ao de cinco anos atrás.
Se todos os carros da capital autorizados a circular saírem das garagens (80% da frota, excluídos os com placas de final 1 e 2), a cidade poderá ter, no máximo, cerca de 3,5 milhões de automóveis circulando por dia -fora carros de outras cidades que rodam na capital.
É o tamanho que a frota tinha em 92, quando os congestionamentos eram menores, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) nem media a quilometragem de carros engarrafados a cada hora e o paulistano era feliz e não sabia.
"O rodízio mostra como medidas de software podem, em alguns casos, trazer resultados melhores que as de hardware, isto é, que as obras", diz o secretário Fábio Feldmann, do Meio Ambiente.
Todo o dinheiro investido no sistema viário não foi capaz de dar conta do aumento da frota, próximo dos 5% ao ano no período.

LEIA MAIS nas págs. 3-2 a 3-4

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