São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remediados

DA REPORTAGEM LOCAL

Os remediados formam o segundo maior grupo de paulistanos: são 25% da população com mais de 18 anos, o que equivale a cerca de 1,7 milhão de pessoas.
Eles não se destacam em nada: nem para o bem, nem para o mal. Têm renda familiar (84% ganham entre R$ 1.200,00 e R$ 2.400,00) e escolaridade (61% estudaram até o primeiro grau e 38%, até o segundo grau) medianas.
O grupo não sofreu alterações significativas em sua vida profissional desde 1994: 20% de seus integrantes melhoraram, 20% pioraram e o resto ficou como estava.
Cerca de um quarto deles é assalariado registrado, mas 15% vive de bico. Seu perfil se encaixa no do vendedor ou no do auxiliar de escritório.
Mais da metade (53%) está na classe C. Após o Real, 45% dos remediados aumentaram o consumo de alimentos e 27% compraram um videocassete.
Seus filhos estudam em escolas públicas. E 45% dos remediados têm plano de saúde (a maioria paga do próprio bolso).
Quando precisam de um médico, 41% recorrem ao convênio e 46% enfrentam as filas do sistema público de saúde. Valorizam a família mais que o paulistano médio.

Texto Anterior: Batalhadores
Próximo Texto: Decadentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.