São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Cervejas travam disputa paralela na Copa América
RODRIGO BERTOLOTTO
Todas cobiçam o mercado latino-americano e há muito tempo a dobradinha futebol e cerveja dá certo. A Budweiser é a principal patrocinadora da competição, com um gasto por volta de US$ 1,5 milhão. Com isso, detém o direito de propaganda nos campos, estádios e bastidores da competição. Isso não impede as outras de se aproveitaram do torneio. A Brahma, por exemplo, promove a festa da torcida brasileira antes e depois do jogo da seleção. A Folha apurou que a Brahma também foi procurada para entrar com publicidade no estádio Hernando Siles, em La Paz, mas o negócio não foi fechado. As rivais burlam a exclusividade da Budweiser com patrocínio nas camisas das seleções da Colômbia (Águila), Equador (Pilsener), Peru (Cristal) e Bolívia (Ducal). Luta continental A Budweiser está presente nos mercados de 11 dos 12 países que competem nesta Copa América -só o Peru ficou de fora, devido à sua instabilidade política. A Budweiser é mais forte no Chile, Argentina e Brasil. O 11º mercado ao qual a Budweiser chegou é o boliviano, onde terá a concorrência da mundialmente reconhecida Paceña, que tem 85% dos consumidores. Há três anos a Brahma está no país com latas e garrafas descartáveis long neck -as retornáveis são inviáveis, já que teriam de viajar de trem até o Brasil para voltarem cheias- e detém 5% do mercado. "A Brahma é a única marca que pode lutar pelo mercado latino-americano", afirma Iván Cabezas, representante da Budweiser em Santa Cruz, onde joga o Brasil. A Brahma já está presente na Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela. Na Bolívia, patrocina dois times de futebol de salão de Santa Cruz, um deles é o campeão nacional. "Muitos times daqui, como Oriente Petrolero e Bolivar (último campeão nacional) vieram buscar patrocínio, mas a empresa quer esperar até ter mais consumidores", afirma Marcílio Vargas, diretor-geral da empresa por lá. Texto Anterior: Equador e México se assumem surpresas Próximo Texto: EUA são representados pela Budweiser Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |