São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Paris Review" traz entrevistas com Amos Oz e Richard Ford

DA REPORTAGEM LOCAL

A revista "Paris Review" traz em sua mais nova edição, na série "A Arte da Ficção", entrevistas com o norte-americano Richard Ford e o israelense Amos Oz.
Entre os trabalhos ficcionais, contos de Robert Olen Butler ("Help me Find My Spaceman Lover") e Richard Stern ("Audit").
A publicação trimestral norte-americana publica ainda poemas de Joyce Carol Oates ("Immobility Defense") e Alfred Corn ("Philosophy")
A próxima "Paris Review" (nº 140) será dedicada ao teatro. A edição trará entrevistas com os dramaturgos norte-americanos David Mamet e Sam Shepard, além do músico e letrista Stephen Sondheim, que fala sobre os musicais e a Broadway.
Fundada no verão de 1953 por Peter Matthiessen e Harold L. Humes, a "Paris Review" pretendia ser um espaço para a publicação de autores inéditos, crítica e cotidiano dos norte-americanos expatriados que viviam na França.
Entre os romancista, acadêmicos e poetas que publicaram seus primeiros trabalhos na revista estão Philip Roth, V.S. Naipaul, George Steiner e Jack Kerouac. O romance de Samuel Beckett, "Molloy", apareceu como a atração do quinto número.
As entrevistas serviram para popularizar a revista. A idéia dos editores, já nos primeiros anos, era substituir resenhas por "diálogos críticos" com os autores. Uma coletânea dessas conversas foi publicada no Brasil, em dois volumes, pela Companhia das Letras.
Foi na "Paris Review", por exemplo, que o norte-americano William Faulkner declarou que "se um escritor tiver que roubar a própria mãe, ele não hesitará" e Ezra Pound confessou escrever "como resistência à idéia de que a Europa e toda civilização está indo para o inferno".

Onde encontrar:
A assinatura da "Paris Review" custa US$ 34 (quatro números anuais) e pode ser feita pela Internet no endereço http://www.voyagerco.com/PR

Texto Anterior: O segredo de Aragon
Próximo Texto: Palavras cruzadas de Perec são publicadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.