São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Microempresa toma conta de São Paulo

Junta Comercial faz 1º levantamento em 106 anos

CLEBER MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Estado de São Paulo está tomado por microempresas. Das mais de 736 mil existentes, 460 mil são micro, representando 62% do total de estabelecimentos comerciais.
Os números, obtidos pela Folha, são o resultado parcial do primeiro recadastramento de empresas feito pela Junta Comercial, nos seus 106 anos de existência.
Já foram contabilizados os dados de 88% das casas comerciais que se recadastraram em 1996.
Os números finais, a serem divulgados oficialmente pela Junta no próximo mês, serão um dos mais exatos disponíveis sobre a participação das microempresas na economia nacional.
Até hoje, ninguém sabe exatamente quantas empresas desse tipo funcionam no país.
Mas os dados disponíveis ainda são divergentes. O Departamento Nacional de Registro de Comércio, órgão do governo, não tem números atualizados.
O Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) estima em 1,5 milhão a quantidade de microempresas no Estado, com base em Censo de 1985 do IBGE -o mais recente. Para a Receita Federal, o total é de 561 mil, três vezes menor.
"Hoje, fazemos um vôo cego. Não sabemos nem para quantas empresas estamos trabalhando", afirma Sylvio Goulart Rosa Jr., 56, presidente do Sebrae-SP.
Segundo ele, apesar de as informações da Receita serem uma das mais confiáveis, a entidade prefere fazer um apanhado de estimativas.
"Muitas declarações do Imposto de Renda ainda são maquiadas. Com o recadastramento da Junta, teremos os primeiros dados concretos." O registro no órgão é obrigatório para que os estabelecimentos comerciais possam funcionar.
Masculina e Ltda.
O recadastramento feito pela Junta Comercial paulista leva em consideração o número de empresas e o de estabelecimentos comerciais (que inclui filiais).
Pela projeção dos resultados parciais, o número de empresas no Estado fica em torno de 736 mil -incluídas aí as 460 mil micro.
A quantidade de estabelecimentos que atualizaram seus registros é de 805 mil. A Junta estima que cerca de 80 mil estabelecimentos deixaram de se recadastrar.
O relatório do órgão também aponta um predomínio de homens donos de empresas. São 65%, entre os sócios do tipo pessoa física.
O recadastramento indica ainda que 61,46% das empresas são registradas como sociedade limitada, contra 36,55% das individuais.
A principal diferença é que, na individual, o dono responde, sem limites, com seu patrimônio em caso de dívida da sociedade.

Próximo Texto: Comércio varejista é o setor preferido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.