São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Varejo é o setor preferido para os micro e pequenos

DA REPORTAGEM LOCAL

Quase metade (48%) das empresas de São Paulo atua no comércio varejista, segundo o recadastramento feito pela Junta Comercial no ano passado.
Abrir uma loja é opção número um principalmente para microempresários, como o ex-lavrador Todomu Kanamori, 71. Ele também usou o comércio para se fixar em São Paulo, após trabalhar mais de 30 anos no interior. Em 1960, ele montou uma mercearia.
"Naquela época, não havia tantos supermercados. Era mais fácil vender", lembra Kanamori.
Ele afirma não saber se seu contador mandou os dados da loja para o recadastramento da Junta Comercial.
Segundo lugar
O setor de alimentação é o segundo que mais atrai empresários. Atrás do comércio varejista, o segmento reúne 10,5% das empresas no Estado, segundo a Junta.
A ex-bancária Eloisa Elena Santos, 25, é uma das que engrossam o coro dos adeptos da área de alimentação. Há quatro anos, resolveu montar uma pizzaria e diz ter feito a escolha certa. "O setor é concorrido, mas sempre há lugar para novos empresários."
Eloisa diz ter levado três meses para montar sua pizzaria de entrega em domicílio. "Ia comprando o material de construção aos poucos", conta. Hoje, trabalha com dois funcionários, a mãe, o pai e o namorado.

Texto Anterior: Microempresa toma conta de São Paulo
Próximo Texto: Desemprego aumenta o total de empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.