São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novelas pegam público pelo estômago

CRISTIANA COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Lugar de ator também é na cozinha. As três novelas e a minissérie global "Dona Flor e seus Dois Maridos" investem em personagens que encantam pelos dotes culinários.
Para compor a chef Beatriz em "Zazá", Letícia Spiller contou com uma assessora culinária. A chef e consultora gastronômica Ana Castilho deu aulas de culinária francesa na casa da atriz por três meses.
Durante o treinamento, Letícia aprendeu a limpar, cortar e grelhar carnes variadas, manejar corretamente os utensílios de cozinha e a adquirir postura de um chef. Livros e aulas de francês completaram o aprendizado.
Segundo Castilho, ela foi aplicada e tem talento. "Na primeira aula, Letícia já usou uniforme e fez questão de servir o menu que fizemos juntas aos amigos."
Giulia Gam, que interpretará a Flor em "Dona Flor e seus Dois Maridos", tem ao lado a cozinheira Cida Baiana. "Mais importante do que cozinhar é ter intimidade com o preparo dos pratos", conta a atriz, que está aprendendo a cada cena como colocar toda a sensualidade na comida que Flor prepara.
Antes e durante as gravações, Cida Baiana fica ao lado de Flor ensinando o jeitinho baiano de mexer o vatapá, cortar o quiabo para o caruru ou picar os temperos na mão para o bobó. "Na Bahia, até o modo de pegar na colher é diferente e a Giulia fez tudo muito bonitinho", diz a baiana.
"Adoro desenformar o manjar e fritar os bolinhos", se diverte Giulia, que é louca por doces e come muito as delícias que Cida faz depois das gravações.
Com mais intimidade na cozinha graças às conversas ao pé do fogão com a mãe, o ator Licurgo Spinola empresta sua experiência ao Egídio de "A Indomada".
Ao iniciar e finalizar as receitas da colaboradora Maria Elisa Berredo, Spinola aprimora métodos ao cortar alho e quebrar ovos com uma mão só. Mas os cafés da manhã e jantares que faz para Mirandinha (Betty Faria) ficam a cargo da produção.
"Egídio é um gourmet sofisticado, e eu sou mais empírico", diz o ator, cuja especialidade em casa são as panquecas coloridas.
No capítulo da próxima sexta, Egídio encanta as greenvillenses ao escolher meticulosamente os ingredientes para uma de suas receita (leia quadro abaixo). "Mais do que receitas, Egídio dá dicas domésticas", diz Berredo.
Em "O Amor Está no Ar", Esther Schnaider (Monah Delacy) é quem manda na cozinha. Por trás das instruções de Esther aos funcionários do restaurante Matzvá, está a especialista em culinária judaica Ita Drucker. "Indico aos autores o cardápio."

Texto Anterior: Paternost faz rota inversa
Próximo Texto: As receitas do sucesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.