São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Charuto traga jovens

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

Os jovens norte-americanos aderiram ao hábito de fumar charuto e começam a preocupar as autoridades locais.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, na Geórgia, divulgou uma pesquisa indicando que cerca de 6 milhões de adolescentes no país entre 14 e 19 anos experimentaram charuto em 1996. Isso equivale a um quarto dos estudantes secundaristas dos EUA.
Em Nova York, a situação é ainda mais gritante: 40% dos adolescentes fumaram pelo menos um charuto no ano passado; 20% fumaram pelo menos um no mês anterior à pesquisa.
"Fumar cigarro ficou ultrapassado. Charuto é mais chique e dá status", disse o estudante universitário Jeremy Brown, 21. "Experimentei porque meus amigos começaram a fumar", explicou o vendedor Richard Kaufmann, 21, que teve seu primeiro contato com charuto há dois anos.
Nos Estados Unidos, quem quiser comprá-lo em qualquer banca de jornais deve provar que tem pelo menos 21 anos. Mas burlar a lei parece não ser problema. "Tenho vários amigos de 18, 19 anos viciados em charuto. É só alguém mais velho comprar e repassar para eles", afirmou Kaufmann.
Eles reclamam, porém, que têm de passar por verdadeiras aventuras para usufruir de um charuto. Nos edifícios e locais públicos de Nova York, por exemplo, é proibido fumar, e, na maioria dos bares e discotecas, só entram maiores de 21 anos.
"Nos clubes de charuto também não nos deixam entrar", conta a estudante Melanie Pfizer, 17. "O jeito é fumar escondido em casa, em grupos, ou na praia."
A estudante não acha que haja preconceito contra mulheres que fumam charuto. "Hoje é normal. A capa da última revista foi com a Claudia Schiffer fumando", afirmou, referindo-se a "Cigar Aficionado", revista dedicada aos amantes de charuto.
Preocupada com a proliferação do vício entre os jovens, as autoridades de Nova York chegaram a cogitar a proibição do fumo nas praias do Estado, que costumam ficar lotadas durante o verão.
Cursos que ensinam a melhor forma de acender e fumar um charuto estão se espalhando pela cidade. O Macanudo, por exemplo, na rua 63, em Manhattan, entre as avenidas Madison e Park, reúne uma vez por semana grupos de estudo de charuto.
Eles têm matérias como a história do charuto, as regiões produtoras de tabaco e a sociologia do fumo, que inclui discussão sobre as personalidades que fumam.
Artistas como Arnold Schwarzenegger, Dany de Vito e Matt Dillon, fotografados recentemente com charuto na boca, estariam ajudando a disseminar o vício.

Texto Anterior: Atenção fãs de tecno, preparem-se para sair atrás do trio elétrico na Parada do Amor, que acontece no próximo domingo
Próximo Texto: Como encontrar seus amigos na Internet ou fazer novas amizades na rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.