São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
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Tecnologia vira aliada da Volkswagen

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Informática e tecnologia são as armas com as quais a Volkswagen do Brasil pretende combater o aumento da concorrência no mercado automobilístico, previsto para acontecer com a entrada de novas empresas no país.
Para isso, a empresa está investindo cerca de US$ 25 milhões em tecnologias, como redes ATM, comunicação via satélite, comércio eletrônico e "prototipagem virtual" para o desenvolvimento de novos veículos.
"Estamos trabalhando em duas frentes básicas", diz Carlos Boschetti, diretor de Tecnologia da Informação da Volkswagen.
Implantação de tecnologias
"Tanto em nossas operações automotivas quanto na troca de informações com nossos clientes e fornecedores, temos implantado novas tecnologias que servirão de alicerces digitais para o lançamento de nossos produtos."
Segundo Boschetti, a Volks está colocando sua rede de escritórios, revendedores e unidades fabris em uma rede única, utilizando tecnologia ATM e transmissão via satélite entre 850 unidades espalhadas por todo o Brasil.
"É a maior rede ATM da América Latina", diz ele. Todos os computadores instalados nas unidades da Volks estão ligados em uma rede ATM de 150 Mbps.
A transmissão por satélite foi a solução encontrada para integrar suas diversas unidades.
"Hoje, a Embratel tem um serviço-modelo, que pode servir de exemplo mundial, mas que não tem capilaridade", diz Boschetti.
"Ou seja, tenho um tráfego excelente por uma linha de fibra óptica entre o Rio e São Paulo, mas não consigo me conectar com São Bernardo. O satélite é a única opção para empresas que atuam em todo o território nacional."
Melhor uso da rede
Segundo ele, apesar de representar um custo maior, a transmissão por satélite vai permitir um uso mais efetivo da rede, com a possibilidade de transmissão de dados, voz e imagem.
"Dentro de nossos planos, está a implantação de um canal de TV fechado para dar suporte aos revendedores, programas de treinamento de funcionários e lançamento de produtos."
Outra vantagem da rede é o fato de ela oferecer a cotação de peças produtivas junto a fornecedores brasileiros e argentinos, simplesmente enviando os desenhos das peças pela rede.
"Isso reduziu o tempo de cotação de um pedido, antes de dois meses, para algo entre cinco e dez dias, além de diminuir o custo dos componentes."
Fronteira tecnológica
Para Boschetti, a grande fronteira tecnológica da indústria automotiva, hoje, está nos softwares de "mockup digital", que permitem criar novos produtos, desenvolver a ferramentaria para produzi-los e testá-los em um ambiente virtual, antes de partir para sua produção efetiva.

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