São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MA julga acusados por morte de padre

IRINEU MACHADO

IRINEU MACHADO; SILVIA DE MOURA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

SILVIA DE MOURA
Três fazendeiros acusados de mandar matar o padre Josimo Moraes Tavares, em 1986, serão julgados hoje em Imperatriz (MA).
O padre era coordenador da Comissão Pastoral da Terra Tocantins-Araguaia e estava envolvido na disputa pela posse de terra na região conhecida como Bico do Papagaio (norte de Tocantins).
Josimo foi morto com um tiro pelas costas em maio de 1986, menos de um mês depois de escapar de um atentado a tiros.
Uma das estratégias de defesa será apontar o padre como participante de uma emboscada, em 84, no norte do Tocantins (então pertencente a Goiás), na qual duas pessoas teriam morrido. O padre e outras três pessoas chegaram a ser denunciados pelas mortes.
O Tribunal do Júri, sob a presidência do juiz José Américo Abreu Costa, vai decidir se absolve ou condena os fazendeiros Guiomar Teodoro da Silva, Adailson Gomes Vieira e Geraldo Paulo Vieira.
Presos em Imperatriz desde 1994, eles foram indicados pelo pistoleiro Geraldo Rodrigues da Costa como mandantes, junto com outros quatro foragidos.

Texto Anterior: MST desocupa órgão público após 34h
Próximo Texto: Réu acusa polícia de forjar provas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.