São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cargueiro entra hoje na atmosfera

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O foguete cargueiro Progress M-34, que colidiu com a Mir, deverá entrar hoje na atmosfera terrestre, atraído pela gravidade, segundo os técnicos do centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.
A nave de carga não deverá cair na superfície da Terra porque será desintegrada durante a queda, segundo Vladimir Lobatchev, diretor da missão da estação espacial. Outra nave de carga, o Progress M-35, que deveria seguir para o espaço amanhã, teve seu lançamento adiado por pelo menos 11 dias por causa do acidente.
A estação espacial Mir, que está em órbita terrestre desde 1985, possui seis módulos que foram incorporados a ela em etapas. O módulo Priroda, que foi desativado ontem para reduzir o consumo de energia, foi o último a ser enviado.
Lançado ao espaço em 23 de abril do ano passado, ele possui equipamentos de pesquisa científica. Uma das principais finalidades de seus instrumentos é avaliar a situação dos recursos naturais da Terra, como as florestas, os mares e os rios. Seus sensores coletam também dados meteorológicos.

Texto Anterior: Como foi o acidente
Próximo Texto: Apolo-13 teve acidente no espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.