São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disney mostra versão pop de Hércules

TATIANA REZENDE

Forte, bonitão e moderno, Hércules é "a melhor invenção desde arroz à grega". É o que diz o 35º desenho animado produzido pelos estúdios Disney, que estréia hoje em todo o mundo. Desta vez, o herói grego vem acompanhado de "personal trainer", tem sua grife que se estende de refrigerantes a sandálias e é atacado por tietes.
Cinco musas ganham vida e saem de um vaso de cerâmica para contar a história de um garoto meio deus, meio homem. É Hércules, que precisa provar na Terra ser um verdadeiro herói para voltar a habitar o Monte Olimpo.
O treinador Phil, que se aposentou depois do desempenho frustrante de alguns alunos deuses, como Aquiles (maldito calcanhar...), muda logo de idéia quando é atingido por um raio vindo de Zeus ("o rei da cocada grega"), pai de Hércules.
No caminho para a cidade de Tebas, o aprendiz de herói Hércules salva uma jovem das garras de um centauro. Acaba se apaixonando pela vítima, Meg, sem saber que ela trabalhava para o terrível Hades, deus do Mundo Inferior, que pretendia libertar os Titãs e dominar a morada dos deuses.
Depois de salvar a vida de duas crianças, lutar com hidras, minotauros e um bando de monstros míticos, Hércules vira mania nacional, passando de "Zero a Herói" (título de uma das canções do filme). Sandálias, bonequinhos, refrigerantes e uma série de produtos têm agora a grife "Hércules". Apesar do sucesso, o jovem é alertado pelo pai: "Um verdadeiro herói não se mede pela força física, mas pela força de seu coração".
O "garoto maravilha", forma como Hércules é chamado por Meg, terá de passar por vários obstáculos para se tornar um imortal novamente.
Dirigido, roteirizado e produzido pela mesma dupla de "A Pequena Sereia" (1989) e "Alladin" (1992), os cineastas John Musker e Ron Clements, "Hércules" foi desenhado pelo chargista inglês Gerald Scarfe, artista que trabalhou também na produção de "Pink Floyd - The Wall", de Alan Parker.
A animação de "Hércules" começou no início de 1995, com uma equipe de aproximadamente 700 artistas. O estúdio da Disney em Paris também participou da produção, sendo responsável por quase dez minutos no desenho, incluindo a cena da descida de Hércules e dos Titãs ao Mundo Inferior.
As canções foram compostas por Alan Menken, responsável há vários anos pelas trilhas sonoras dos desenhos Disney. A música-tema é interpretada por Michael Bolton nos EUA ("Go The Distance") e por Ricky Martin no Brasil e nos países de língua espanhola ("No Importa la Distância").
A novidade em "Hércules" fica por conta de ser o primeiro filme animado da Disney a inspirar-se na mitologia clássica e que tem o objetivo de despertar nas crianças a consciência do que é ser um herói.

Texto Anterior: O Melhor da Semana
Próximo Texto: Desenho foge da ambiguidade mitológica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.