São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha é mais premiada em Cannes

Jornal já ganhou 4 Leões

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL E DO ENVIADO ESPECIAL A CANNES

A Folha se tornou o jornal mais premiado no Festival Internacional do Filme Publicitário, realizado anualmente em Cannes, na França.
Ontem saiu a premiação dos filmes publicitários deste ano. A campanha da Folha "Presidentes", realizada pela W/Brasil, ganhou um Leão de prata. No total, as agências brasileiras alcançaram nove Leões na principal premiação -a de filmes- da 44ª edição do festival.
"A Folha já tinha dois Leões de ouro e um de bronze. Faltava um de prata. Agora, o jornal é a única publicação com todos esses prêmios", disse Washington Olivetto, presidente da W/Brasil, agência que criou as quatro campanhas.
Ele disse que o texto do anúncio, que relata a história recente do Brasil por meio de referências coloquiais aos últimos presidentes da República, foi criado quase integralmente por um dos diretores de criação da W/Brasil, Alexandre Machado, com seu auxílio.
"Acho que o filme até merecia um Leão de ouro, mas prata está ótimo, principalmente num ano em que o Brasil não ganhou ouro em filmes", comentou Olivetto, que já ganhou 45 Leões em Cannes, só com filmes.
Mais relevante do que o prêmio em si, disse, é o fato de que "uma peça publicitária importante vai ficar documentada para o futuro. Quando for feita uma avaliação da publicidade brasileira a partir dos filmes premiados em Cannes, esse filme vai estar lá".
A W/Brasil trabalha para a Folha há nove anos. A agência completou dez anos de existência no ano passado.
Segundo o jurado brasileiro no evento, o publicitário Fábio Fernandes, da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, a publicidade brasileira recebeu neste ano quatro Leões de prata e cinco de bronze. O resultado oficial só será divulgado hoje, dia de encerramento do festival.
Foram distribuídos cerca de cem Leões. O Grand Prix, prêmio máximo do festival, foi para a agência sueca Paradiset DDB, pelos filmes "5 A.M." e "Little Rock", feitos para a Diesel, que produz roupas.
Os Leões de prata foram para as agências W/Brasil, pelo comercial "Presidentes", criado para a Folha; Almap/BBDO, por "Performance", para a São Paulo Alpargatas; DM9, por "Vento", para a Honda; e McCann-Erickson, por "Joãozinho", para os cartões de Natal da AACD.
Os Leões de bronze foram para Almap/BBDO, pelos comerciais "Seios", criado para a Pepsi, e "Remadores 2", para a Volkswagen; DM9, por "Ronco", para a Federação Brasileira de Automobilismo; Salles/DMD&B, por "Bebê", para a Parceria Contra Drogas; e F/Nazca Saatchi & Saatchi, por "Formigas com Capacete", para a Philco.
A agência Almap/BBDO liderou a premiação brasileira, com três Leões, seguida pela DM9 (dois).

O jornalista Nelson de Sá viajou a Cannes a convite da Editora Referência

Texto Anterior: Bolsa paulista fecha com baixa de 0,9%
Próximo Texto: W/Brasil e DM9 voltaram a participar do festival neste ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.