São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exemplo de irresponsabilidade; Comparação infame; Insensibilidade; Os dois lados; Denominação incorreta; Perseguição; Adultério; Dicionário feminista; Liberdade com limites

Exemplo de irresponsabilidade
"Em recente artigo (16/6), o sr. Fernando Conceição confessa-se pichador dos prédios e muros da USP, atribuindo-se o direito de praticar, impunemente, a depredação do patrimônio público.
Quer ainda que o reitor da USP, ao ser informado da ocorrência, incorra em crime de omissão na defesa desse patrimônio, como é do seu dever e lhe exige a lei.
O sr. Conceição, como professor e doutorando, deveria ajudar nessa defesa e evitar esses exemplos de irresponsabilidade para os seus alunos e colegas.
E, o que é mais lamentável, tentando confundi-los com causas sociais relevantes, que sempre mereceram da USP a maior atenção e respeito."
Garibaldi Otávio, assessor de imprensa da Reitoria da USP (São Paulo, SP)

Comparação infame
"O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, andou na contramão da história ao afirmar que o ministro Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, 'é um dos pretos admirados no Brasil, sendo o outro o asfalto' no momento em que foi sancionada pelo sr. presidente da República a lei 9.459, de 13 de maio.
Talvez uma injúria, com certeza uma colocação no mínimo deselegante para um ministro, vindo a ferir os brios de todos os afro-brasileiros do país."
Carlos Alberto dos Santos, coordenador da Comissão do Negro da 57ª Subsecção OAB-SP (Guarulhos, SP)
*
"Infame, preconceituosa e nojenta a declaração do ministro Eliseu Padilha comparando Pelé com o asfalto.
Em primeiro lugar pela grosseria da comparação. Em segundo lugar pelo desrespeito a todos os pretos, negros e descendentes que foram ofendidos com essa declaração racista."
Donizeti Aparecido Corrêa (Campinas, SP)
*
"A, infeliz, manifestação do ministro Eliseu Padilha (Transportes) constitui uma excelente oportunidade para que o ministro Edson Arantes do Nascimento (Esportes), de uma vez por todas, se posicione em relação à comunidade negra mundial... 'Ou ele ou eu'."
Sebastião Brás (São Paulo, SP)
*
"Comparar um ser humano com asfalto é o cúmulo da ignorância e racismo.
Aliás, sr. ministro, somos negros, e não pretos."
José Roberto da Silva (Presidente Prudente, SP)

Insensibilidade
"O artigo de Eliane Cantanhêde de 27/6, a respeito da saída do embaixador argentino do Brasil, revela a insensibilidade com que as autoridades dos países do Mercosul enfrentam os seus problemas comuns.
O ex-embaixador argentino e, de resto, toda a representação diplomática desse país no Brasil tornaram-se co-responsáveis, com a sua omissão, pelas dificuldades que ameaçam de fechamento o Instituto Cultural Brasil Argentina de São Paulo.
Essa instituição há mais de dez anos luta, no terreno cultural, com a realização de importantes projetos, pela integração entre esses dois países.
É inadmissível que, no momento em que mais se faz necessário o fortalecimento do Mercosul, a citada representação diplomática não somente se mostre indiferente aos destinos da instituição, tradicionalmente apoiada pelos setores diplomáticos e empresariais daquele país, como, também, descumpra promessas realizadas."
Samuel Mac Dowell de Figueiredo, membro do Conselho de Administração do Instituto Cultural Brasil Argentina de São Paulo (São Paulo, SP)

Os dois lados
"Como 'órfã de filho' do vôo 402 da TAM, de um lado ouço o sentimento de brasilidade tecendo loas à premiada empresa aérea, de outro, escuto a grita por justiça dos que pranteiam aqueles que, no vôo malfeito, partiram do nosso convívio."
Yvette Araujo (São Paulo, SP)

Denominação incorreta
"Um país que doa bilhões de dólares para socorrer bancos falidos (por irresponsabilidade de seus dirigentes) e, ao mesmo tempo, dá treinamento de guerra aos médicos do Hospital Sousa Aguiar (RJ) não tem como ser chamado de país."
Francisco de Sales Cordeiro (Jundiaí, SP)

Perseguição
"Quanta perseguição contra uma pessoa só! Isso tudo por quê? Porque Pitta não tem história, não tem passado político.
E daí? Vocês esquecem que foi nele que a maioria votou?
Enfim, o que queríamos do nosso prefeito ele está tentando fazer, só que com o ânimo lá embaixo com tanta maldade.
Agora, todos os dias uma novidade para investigar: a conta de sua mulher, o carro que ele usou etc.
E os que fazem muito e muito mais com o nosso dinheiro? Vai ficar tudo por isso mesmo.
Um bode expiatório teria que aparecer. Porém o povo de São Paulo está esquecendo uma coisa: quem está sendo prejudicado somos nós mesmos.
Se deixarmos o prefeito trabalhar em paz, quem sairá ganhando será o povo de São Paulo."
Adelina Silveira (São Paulo, SP)

Adultério
"Um herói da guerra do Vietnã, general da Força Aérea dos Estados Unidos, Joseph Ralston, retirou sua candidatura ao posto mais alto da carreira por causa da má repercussão das denúncias de que cometeu adultério.
Na verdade, sob ponto de vista evangélico, o adultério está abolido pelo Novo Testamento, quando o próprio Espírito Santo, ao receber ordem de Deus para geração do primogênito de Maria (Lc.1;35,37), a cumpriu estando ela casada com José (Lc-1;27)."
Waldemar Rosental (Rio de Janeiro, RJ)

Dicionário feminista
"Gostaria de parabenizar Marilene Felinto pela resenha do 'Dicionário de Teologia Feminista' (26/5).
Em segundo lugar, gostaria de apontar a importância da reportagem publicada em 27/5, 'Aids mata 16,4% das jovens de SP'.
Causou surpresa saber que o número de mulheres mortas em decorrência de gravidez/parto é tão alto hoje quanto era em 1983.
Por que não houve nenhuma melhoria nesse item? Isso a reportagem, que mereceria maior aprofundamento e destaque, não mencionou."
Elisa Sayeg (São Paulo, SP)

Liberdade com limites
"A propósito do comentário da leitora Maria Helena Barbieri ('Painel do Leitor', 16/6), quero lembrar que democracia e liberdade têm limites, exatamente onde começam os direitos dos outros!
O pretenso 'trabalho' do sr. José Celso M. Corrêa ofende a crença e os costumes de muitas pessoas, que têm também o democrático direito de proibir a sua exibição por sentirem que suas convicções são atacadas."
Pedro Americo Cabral Senna (São Carlos, SP)

Texto Anterior: ERRAMOS
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.