São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vagas para deficientes devem duplicar

DANIEL DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os números ainda são modestos, mas a oferta de emprego para deficientes deve duplicar neste ano, segundo dados da Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) do Estado de São Paulo.
Só nos primeiros cinco meses de 97 foram oferecidas 339 vagas nas cidades com postos do Sine-SP (Sistema Nacional de Emprego - São Paulo), contra 405 durante todo o ano passado (veja ao lado).
Um dos fatores que colaboraram para esse crescimento foi a criação do Padef (Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência). Mas, segundo Maria Aparecida Carvalho, coordenadora, muitos empresários resistem à idéia.
"Com esses eu nem insisto. Mas, se me dão uma chance, tento convencê-los de que não há desvantagem na contratação de portadores de deficiência." Atualmente, há 3.000 pessoas inscritas no Padef.
Cinco empresas (Acess, Central Alpha, Mobitel, PageNet e Teletrim) já aderiram à idéia. "Os números são pequenos, mas, até dezembro, teremos empregado cerca de cem pessoas no país", diz Antônio Cruz, presidente do Sinder.
No Rio, a Humana's (consultoria de RH), em parceria com o Instituto Benjamin Constant, vem desenvolvendo um projeto piloto, que chega a São Paulo em julho, na Mobitel (setor de radiochamada).

LEIA MAIS sobre mercado de trabalho para deficientes à pág. 8-3

Texto Anterior: Maquiador fatura até R$ 12 mil/mês
Próximo Texto: Com quem falar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.