São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Naturais e texturizadas

MARCELO LIMA

Aspecto rústico e técnicas simples de texturização renovam o visual das paredes
Quanto mais se investe em simplicidade na decoração, mais os detalhes ficam ressaltados. Quando os espaços pedem poucos móveis e atmosfera natural, valorizar os revestimentos pode ser uma alternativa eficaz para diferenciar os ambientes.
Paredes, por exemplo, não precisam ser sempre lisas. Por meio de tratamentos de pintura e texturização, elas podem ganhar acabamentos variados, que vão do rústico ao marmorizado, se ajustando a todos os estilos de decoração.
Segundo a artista plástica Eliane Góes, que trabalha com técnicas de pintura especiais para paredes, os revestimentos caminham hoje para a simplicidade. "Após uma fase de mistura de cores com efeitos contrastantes, a tendência é empregar nas paredes uma única cor como base e depois texturizar a superfície", explica.
Para o decorador Fernando Azevedo, variar texturas e acabamentos é um recurso que deve ser empregado principalmente quando se trabalha com cores claras, como o branco e o creme. "Além da aplicação de massas prontas, disponíveis no mercado, muitas vezes apenas decapar ou lixar uma parede de alvenaria já garante efeitos interessantes", diz.
Outra possibilidade que as técnicas de pintura especiais oferecem é o desgaste e envelhecimento das superfícies.
Para sugerir um clima rústico a uma cozinha projetada para funcionar também como sala de almoço, os arquitetos Gilberto Cioni e Olegário de Sá empregaram nas paredes uma massa formada por tinta acrílica branca misturada a pigmentos em tons terrosos.
Com móveis de época e materiais naturais, a cozinha pedia uma ambientação desgastada. "A solução foi criar um revestimento especial para a pintura, sugerindo uso e envelhecimento", diz Cioni.

ONDE ENCONTRAR Atelier Bel Magalhães e João Migotto - pinturas especiais para paredes tendo como base texturas naturais como a madeira e a pedra, além de outras técnicas. Rua Bueno Brandão, 444, Vila Nova Conceição, zona sudoeste, tel: 822-7204. Atelier Eliana Goés - pinturas especiais como o esponjado e o craquelado e também texturização. Av. Desembargador Ulisses Dória, 145, Morumbi, zona sudoeste, tel: 844-2101. A Estufa - possui fórmula exclusiva de massa para revestimento texturizado de paredes externas e internas em diversas cores. Rua Wisard, 53, Vila Madalena, zona sudoeste, tel: 814-2300. Durite - possui fórmula exclusiva de massa para texturização importada da Itália, que pode receber diversas cores e acabamentos em paredes internas ou externas. Av. Corifeu de Azevedo Marques, 2279, Butantã, zona sudoeste, tel: 210-2131.

Texto Anterior: Uma coroa pop
Próximo Texto: ÚTEIS E FÚTEIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.