São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo de Lula vence disputa no PT de SP

"Articulação" mantém diretório

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 917 delegados do 11º Encontro Municipal do PT de São Paulo elegeram ontem o vereador Vicente Cândido para a presidência do diretório municipal do partido.
Cândido é integrante do grupo de centro "Articulação", o mesmo do presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente nacional do partido, José Dirceu. Ele vai suceder a Jilmar Tatto, que também pertence ao grupo.
A eleição teve dois turnos. No primeiro, Cândido ficou em segundo lugar, com 255 votos contra 259 do também vereador Ítalo Cardoso, representante da esquerda do partido.
O candidato do grupo do deputado Rui Falcão, João Antônio da Silva, ficou em terceiro, com 220 votos. O vereador Adriano Diogo, do grupo "Democracia Radical" (do deputado federal José Genoino) ficou em quarto, com 129.
A ex-vereadora Tereza Lajolo, do grupo "O Trabalho", ficou em quinto lugar, com 43 votos.
No segundo turno, Cândido obteve 422 votos, contra 392 de Ítalo Cardoso. Ele recebeu o apoio do grupo "Democracia Radical", considerado a "direita" do partido, e parte dos votos do grupo de Rui Falcão.
Cândido, 36, começou sua carreira política nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica e foi administrador regional de Campo Limpo (zona sul) na administração petista de Luiza Erundina (89-92). É formado em administração de empresas e se elegeu vereador com 18,7 mil votos.
A composição do diretório municipal também mudou. O grupo "Democracia Radical", que dominava 10% das vagas, terá 19%.
O encontro do PT ainda aprovou um moção de crítica à campanha de Luiza Erundina em 96. Foi condenado o uso da imagem do presidente Fernando Henrique Cardoso na propaganda na TV e o slogan "Erundina, o PT que diz sim".
A ex-prefeita afirmou que as críticas foram injustas. "Durante a campanha, ninguém apareceu para criticar, só agora."

Texto Anterior: Cpem não colabora com comissão do PT
Próximo Texto: Para Covas, aliança com PFL é 'possível'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.