São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC mantém vantagem para a reeleição

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar da perda de popularidade de seu governo, o presidente Fernando Henrique Cardoso segue como franco favorito na disputa pelo Palácio do Planalto que ocorrerá no próximo ano. É o que mostra pesquisa Datafolha feita entre 18 e 20 de junho.
FHC lidera em todas as simulações de primeiro turno propostas aos 15.688 entrevistados em 411 municípios de todas as unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Não há alteração significativa desde a pesquisa anterior (5 e 6 de maio): a vantagem de FHC sobre o segundo colocado varia de 16 a 22 pontos percentuais, dependendo de quem está na disputa. A tendência se mantém desde dezembro.
Cenário mais pesquisado
O cenário mais pesquisado pelo Datafolha é o que inclui a disputa entre FHC (com 33% das intenções de votos) e Luiz Inácio Lula da Silva (17%), na qual o candidato pedetista é Leonel Brizola (5%).
Essa é a situação menos favorável ao presidente. Nesse caso, a diferença é de 16 pontos percentuais.
Comparando-se os atuais percentuais dos candidatos com os de setembro do ano passado, verifica-se uma ascensão do presidente (27% para 33%) e uma queda de Lula (21% para 17%).
Já no cenário mais apropriado a Fernando Henrique, ele venceria tranquilamente com 36%. Para isso, teria de enfrentar José Sarney (14%), Paulo Maluf (13%), Itamar Franco (10%), Leonel Brizola (6%) e Tarso Genro (3%).
Dois turnos
Com Genro concorrendo pelo PT, FHC abre 22 pontos sobre o segundo colocado. Mesmo assim, o presidente não conseguiria a vitória no primeiro turno -não teria a metade dos votos mais um.
Num segundo cenário com Genro como candidato petista, mas com Jaime Lerner pelo PDT (em lugar de Brizola), o presidente chega a 35% e abre uma vantagem de 21 pontos percentuais sobre Sarney (14%). Em lugar dos 6% de Brizola, Lerner chega a 5%. Maluf passa de 13% para 14% e Itamar vai a 11%. Genro segue com 3%.
Mas se a disputa for com Lula (em vez de Genro), a vantagem do presidente volta para os 16 pontos, ficando o petista com 19%, FHC com 35% e Lerner com 4%.
Nas simulações de segundo turno, FHC continua vencendo Lula e Maluf. A novidade é que, no primeiro caso, o presidente caiu de 59% para 55%, e o petista foi de 31% para 32%. Na disputa contra Maluf, o presidente caiu de 58% para 55%, desde dezembro, e o adversário, de 29% para 28%.

Texto Anterior: Assentamentos têm infra-estrutura ruim
Próximo Texto: Mandantes da morte de padre pegam de 14 a 19 anos de prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.