São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terapia de casal é melhor 'remédio'

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A terapia de casais é a melhor opção para casos de ejaculação precoce. A afirmação é da psicóloga mineira Cassandra Pereira França, do serviço de andrologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Durante três anos, Cassandra atendeu, no Hospital de Clínicas, cerca de 60 pacientes com idades variando entre 20 e 60 anos e sintomas relacionados a alterações de libido, de ereção e de ejaculação.
"Com o atendimento ao casal, a parceira se torna aliada da terapia." Segundo ela, a terapia individual, para esses casos, não é eficiente porque é comum o paciente abandonar o tratamento.
Cassandra vai apresentar seu estudo ("A Terapia de Casal como Opção da Abordagem de Pacientes com Ejaculação Precoce") no 4º Congresso de Impotência Sexual.
O urologista Eduardo Pagani, do instituto H. Ellis, de São Paulo, falará sobre a correlação entre a ansiedade e a ereção peniana. O psicólogo Ramler Nochimówski Rigoletto, da Unicamp (Universidade de Campinas), apresentará estudo que mostra a eficácia das terapias de grupo para a impotência.

Texto Anterior: 70% da impotência tem causa emocional
Próximo Texto: SP testa 'trânsito antipoluição'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.