São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Gato Sumiu" faz crônica de Paris

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

Mas tudo não passa de propaganda enganosa, se se levar em consideração "O Gato Sumiu".
O filme, dirigido por Cédric Klapisch -o mesmo de "A Idade Perigosa"-, faz uma crônica da cidade ao mostrar as desventuras de Chloé (Garance Clavel) enquanto procura seu gato, Gris-Gris, pelas ruas de um bairro de Paris.
O filme foi um sucesso quando lançado no Brasil. Devido a um trailer divertido e diferente e à propaganda boca-a-boca, as salas -poucas- que o exibiam viviam lotadas.
Mas o espectador que viu o trailer certamente não esperava a fita que assistiu, bem mais contida.
Chloé, maquiadora de modelos e manequins, tira férias e deixa seu gato com Renée (Renée Le Calm), uma senhora que vive nas redondezas.
Ao voltar, a surpresa: o gato desapareceu. Chloé começa a procurar pelo animal, no que recebe ajuda da própria Renée, que convoca um batalhão de velhinhas para ajudar.
Djamel (Zinedine Soualem), um imigrante solícito, mas meio bobão, também acaba auxiliando na busca, ainda mais quando se apaixona por Chloé.
Tanto a garota, que não tem namorados, quanto as velhinhas e Djamel fazem da procura por Gris-Gris uma meta para suas vidas solitárias.
Chloé divide o apartamento com Michel (Olivier Py), homossexual que sempre tem companhia, apesar de nunca serem relacionamentos estáveis.
Já a moça se assusta quando se arruma melhor e quase é atacada pelos homens.
Ao mesmo tempo em que exibe a solidão da "cidade do amor", uma metrópole como outra qualquer, "O Gato Sumiu" também mostra as mudanças pelas quais passa a cidade, constantemente em obras, e faz questão de, aqui e ali, criticar os problemas sociais.
Por isso, as ruas são sujas, os muros cheios de pichações e cartazes colados, há mendigos sob as marquises e sempre existe algum morador ameaçado de despejo.
Mas Klapisch não prioriza o pessimismo. Mesmo não se parecendo nada com a cidade de sonho, a Paris pintada pelo diretor continua encantadora como sempre.

Filme: O Gato Sumiu Produção: França, 1996, 95 min.
Direção: Cédric Klapisch
Com: Garance Clavel, Zinedine Soualem, Renée Tecalm, Olivier Py, Romain Duris Lançamento: Lumière (011/7295-7020)

Texto Anterior: Marisa e Djavan fazem festa no JVC
Próximo Texto: Os 10 vídeos mais retirados do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.