São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tung confirma eleições para 98

GILSON SCHWARTZ
DO ENVIADO ESPECIAL

A véspera do grande dia foi, para as lideranças chinesas, uma oportunidade para exercitar as artes da guerra de informação.
Tung Chee-hwa, que na madrugada desta terça assume o comando de Hong Kong, confirmou oficialmente a convocação de eleições para maio de 1998. Até agora, o prazo de um ano era considerado oficial, mas nenhuma autoridade havia confirmado uma data.
Ao mesmo tempo, numa cerimônia em Pequim, o presidente chinês Jiang Zemin prometeu ontem respeitar os direitos humanos e a liberdade na nova região administrativa especial.
Tung, entretanto, aproveitou para advertir os líderes democráticos de que não gostaria de ver manifestações na posse do corpo legislativo provisório que toma posse amanhã.
Entre a retórica pró-democracia de ingleses e americanos e a possibilidade de manifestações que abalem o clima de festa desejado pelos chineses, Tung e Zemin adotaram um discurso liberal que parece confirmar a velha tática de dar um passo atrás para poder, depois, dar dois adiante.
(GS)

Texto Anterior: Hong Kong passa hoje de colônia britânica a encrave capitalista chinês
Próximo Texto: Moradores aproveitam o sol e as festas paralelas no último domingo colonial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.