São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Índice

Equívoco; Revolta; Ilusão; Vontade real; Sem ética; Ressalvas; Cumprimentos a Telê; Rodízio; Considerações

Equívoco
"O colunista Elio Gaspari cometeu mais um equívoco. O ministro do Planejamento, Antonio Kandir, sempre foi e será candidato a deputado federal em 1998.
Essa decisão é pública há muito tempo e foi reafirmada recentemente à imprensa, com absoluta clareza, pelo próprio ministro. Basta ler os jornais."
Inácio Muzzi, coordenador de comunicação social do Ministério do Planejamento e Orçamento (São Paulo, SP)

Revolta
"É revoltante ver que deputados governistas não aprovaram a licença para processar criminalmente o deputado do PFL Sérgio Barcelos, acusado de vários crimes.
Onde vamos parar com essa aliança partidária que até agora só trouxe corrupção ao país? Quando isso vai acabar? O voto é suficiente?"
Fernando Moreno (Uberaba, MG)

Ilusão
"Como todo ideólogo do deus capital, o economista André Lara Resende prefere discutir com os fatos do que aceitá-los e compreendê-los.
O fenômeno do desemprego não passa, segundo ele, de mais uma dessas surradas teses que alguns incautos repetem sem nenhuma análise séria.
Parece que o articulista considera a realidade uma mera projeção das idéias.
Assim, os 800 milhões de desempregados existentes no mundo e as medíocres taxas de crescimento econômico dos países desenvolvidos (que vêm caindo desde os anos 60) são muito mais o resultado dos maus pensamentos do que fenômenos materiais."
Adir Claudio Campos (Uberlândia, MG)

Vontade real
"Nós, os súditos deste reinado, podemos descartar o Congresso Revisor. Sua majestade, o rei FHC, é contrário à proposta.
Como sempre, a corte acatará sua decisão sem contestações, mesmo que, para agradar aos seus membros, sua majestade tenha que ampliar os seus feudos, ou aumentar seus poderes, outorgando-lhes mais cargos."
Walter Giro Giordano (São Paulo, SP)

Sem ética
"A reinclusão do Fluminense e do Bragantino à Primeira Divisão, o escândalo das arbitragens e a impunidade dos clubes envolvidos (Atlético-PR e Corinthians), enfim, os últimos episódios ocorridos em torno da CBF, comprovam que o futebol brasileiro é dirigido por pessoas que não possuem a mínima noção de ética."
Fernando Alecio (Blumenau, SC)

Ressalvas
"A reportagem 'PMDB tenta se manter no poder em SC' (21/6) afirma que: 'O presidente da Assembléia, Francisco Küster (PSDB), também deu declarações recentes de que considera de fácil defesa a manutenção de Hülse (vice-governador) no poder. O PSDB ainda participa do governo de Paulo Afonso'.
Na verdade, os tucanos deixaram o governo catarinense no início de maio. Küster afirmou apenas que, se o PMDB deseja manter o vice-governador José Augusto Hülse no poder, deve fazer sua defesa publicamente.
A reportagem afirma ainda: 'Além disso, o vice é ligado aos deputados do PDT na Assembléia.'.
O PDT tem dois deputados na Assembléia, Jaime Mantelli e Afonso Spaniol. Não consta que haja qualquer ligação mais forte entre os dois parlamentares e o vice-governador."
Carlito Alexandre da Costa Júnior (Florianópolis,SC)

Resposta do jornalista Oswaldo Buarim Jr. - O presidente da Assembléia Legislativa, Francisco Küster, declarou em mais de uma ocasião que considera defensável a posição do vice-governador de Santa Catarina. As ligações entre o vice e os deputados do PDT foram confirmadas à Folha, em reserva, por parlamentares do PMDB e do PSDB. Quanto à participação do PSDB no governo, leia nota na seção "Erramos" abaixo.

Cumprimentos a Telê
"Quero transmitir meus sinceros cumprimentos a Telê Santana pelo seu artigo publicado na edição de 22/6.
O rebaixamento de um clube não deve ser motivo de vergonha para um torcedor; o que envergonha uma pessoa de bem, como Telê, é uma decisão estapafúrdia e insustentável, como a que recolocou Fluminense e Bragantino na disputa da série A do Brasileiro."
Cláudio Gilberto P. Arroyo (Monte Azul Paulista, SP)

Rodízio
"Sr. governador Mário Covas, já que o senhor tem tanta influência com são Pedro e por um simples decreto pode determinar mudanças na atmosfera, criando assim a poluição sem dispersão em nossa cidade, não poderia dar uma força aos nossos irmãos do Nordeste e pedir uma chuvinha por lá? Ou mesmo aqui em São Paulo, para evitar rodízio da Sabesp nos meses de seca?"
Julio Cesar Lopes Camerini (São Paulo, SP)
*
"A Secretaria Estadual do Meio Ambiente está cuidando muito bem dos problemas de poluição do ar, implantando o sistema de rodízio, que também contribuiu para melhorar o caótico trânsito desta capital.
Por outro lado, assistimos a uma omissão total quanto à poluição sonora."
Vera Stefanov (São Paulo, SP)

Considerações
"Sobre a reportagem 'Poodles fashion' (Revista da Folha, 27/4): manifestamos nossos agradecimentos pela oportunidade de participar indiretamente do assunto em questão.
Vamos aproveitar a oportunidade para fazer algumas considerações: por exemplo, o fato de a Mr. Dog & Cia não ter recebido nenhuma consulta da repórter para esclarecer detalhes sobre a coleção outono/inverno 97 que, inclusive, é de sua propriedade e não da Animania, como foi citado.
A Animania é uma revenda autorizada a distribuir roupas de nossa fabricação. As fotos também foram editadas e identificadas erroneamente, visto que as roupas fotografadas pertencem à coleção primavera/verão 97, com nomes e detalhes diferentes do publicado."
Gilson Mesquita, Regiane A. Chaves e Maria de Lourdes A. Chaves, sócios-proprietários da Mr. Dog & Cia (São Paulo, SP)

Resposta da repórter Deborah Giannini - O desfile de roupas para cachorro citado na reportagem apresentou a coleção de inverno e também a coleção de verão. Segundo a loja, a coleção de verão foi apresentada porque a de inverno não era suficiente para um desfile. A identificação da foto informou que era uma das roupas do desfile, sem especificar a qual das coleções pertencia.

Texto Anterior: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.