São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha deu régua e compasso a jesuítas

TONI PIRES
DO ENVIADO ESPECIAL A MISSÕES

Na estrutura urbana das missões, assim como na organização interna social e econômica, os aldeamentos obedeciam às normas da legislação espanhola.
Primeiro, uma comitiva de alguns índios e missionários escolhiam o local da "redução", preferencialmente em terras férteis, terrenos altos e com muita água.
Após a definição, o local era visitado por um novo grupo, que preparava a terra e construía algumas casas. Depois de tudo organizado, a população chegava ao local.
Todas as "reduções" tinham sistema urbano parecido, desenhado a partir da igreja e da praça central (veja quadro nesta página).
Índio guerreiro
Com o brado heróico "esta terra tem dono", o índio Sepé Tiaraju tornou-se lenda da cultura popular do Rio Grande do Sul como santo guerreiro que morreu lutando pela sua terra e sua gente.
Ele ficou conhecido por ser um astuto guerreiro e um estrategista nato. Utilizando as hoje chamadas técnicas de guerrilha para lutar, Sepé resistiu a alguns ataques dos Bandeirantes, que tentavam roubar índios para mão-de-obra escrava no sudeste do país.
Virou líder dos guaranis que habitavam Missões e conquistou a patente de alferes real e corregedor de São Miguel, dos postos mais altos na hierarquia das "reduções".
Não aceitou o Tratado de Madri, em 1750, entre Portugal e Espanha, que previa a transferência dos missioneiros para o outro lado do rio Uruguai, deixando as terras para os portugueses. Morreu em combate durante guerra entre os guaranis.

Texto Anterior: Missões transformaram índio em pastor
Próximo Texto: Região é o primeiro destino do Mercosul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.