São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997 |
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Crença reforça o nacionalismo vietnamita
ROGÉRIO C. DE CERQUEIRA LEITE no Sudeste AsiáticoEnquanto no cristianismo, ao acender uma vela em um relicário, o fiel homenageia um santo ou o próprio Deus, no xintoísmo e, principalmente, no confucionismo, o incenso é dedicado prioritariamente aos ancestrais familiares. No budismo e no hinduísmo, os ancestrais foram parcialmente deslocados por deuses e avatares. Confúcio percebeu que o culto dos ancestrais reforçava a fidelidade à família e ao clã. No Japão, a veneração do imperador deificado, chefe supremo do clã, é uma manifestação dos ancestrais. O Vietnã é um país onde não há muita influência do budismo ou do hinduísmo, no qual predomina o culto dos ancestrais. É, talvez, o país no qual as convicções religiosas mais fortaleceram os sentimentos nacionalistas. Talvez isso explique a resistência e as vitórias contra o colonialismo francês, o Exército norte-americano e a invasão chinesa. Myanma é um país budista, talvez aquele no qual essa religião é mais pura, mas não inteiramente livre de manifestações animistas, hinduístas ou do tantrismo. Em Angkor Wat está registrada na pedra esculpida a hesitação entre o hinduísmo e o budismo. Assim, os templos de Myanma, as cidades templárias do Camboja e os pequenos, e práticos, relicários do Vietnã ilustram o fosso cultural entre esses países. (RCCL) Texto Anterior: Culto de ancestrais permeia as religiões Próximo Texto: PACOTES Índice |
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