São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piemontês vende todo o sêmen

DA REPORTAGEM LOCAL

O piemontês, gado de origem italiana que vem apresentando um crescimento expressivo no Brasil, abriu a Expocorte e foi um dos destaques da feira em termos de negócio.
O leilão da raça, dia 18, apresentou apenas 14 animais e não conseguiu suprir a demanda.
Por sua vez, a VR/Alta Genetics, empresa de inseminação artificial, zerou seus estoques de embrião e de sêmen de touros piemontês e não conseguiu acompanhar os pedidos dos criadores.
No leilão, a média chegou perto dos R$ 5.000. "A oferta de animais foi baixa porque a criação ainda engatinha no país. Se tivesse mais lotes, vendia todos", diz Leonardo Pinheiro Machado, da empresa que organizou o leilão.
José Roberto Sala, da VR/Alta Genetics, concorda com Pinheiro Machado.
"Foi uma grata surpresa. Teríamos de ter um estoque de genética bastante superior ao que trouxemos para satisfazer o mercado aqui na Expocorte", diz ele.
Sua empresa negociou 196 embriões pela média de R$ 270.
O piemontês surgiu há 30 mil anos na região norte da Itália, o Piemonte. Teve origem na fusão de uma raça européia antiga com um tipo zebuíno que migrou do Paquistão.
Ele também está sendo usado no Brasil para cruzamento com o nelore. O produto meio-sangue tem apresentado precocidade e bom rendimento de carcaça, o que explica a procura crescente pela raça.

Texto Anterior: Gado simental é destaque na Expocorte
Próximo Texto: Canadense confina 30 mil bois
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.