São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÍNTEGRA

ÍNTEGRA
Leia abaixo a

Leia abaixo a íntegra da declaração feita por Mike Tyson, ontem, no hotel MGM, em Las Vegas.
"Obrigado por virem. Obrigado por esta oportunidade. A noite de sábado foi a pior noite da minha carreira profissional como pugilista. Estou aqui hoje para pedir desculpas às pessoas que esperavam mais de Mike Tyson. Para me perdoarem por perder a cabeça no ringue, fazendo uma coisa que nunca havia feito e que nunca voltarei a fazer.
Peço desculpas ao mundo, à minha família e para Comissão Atlética de Nevada, que sempre me tratou com justiça, ao juiz da minha condicional.
Peço desculpas à MGM (hotel que abrigou a luta e que tem contrato com o pugilista), à Showtime (emissora a cabo que transmitiu o combate), para Don King, meu promotor, para meu time, para esta cidade maravilhosa de Las Vegas, que abrigou tantos fabulosos eventos de boxe.
Eu não sei dizer por que agi exatamente daquela maneira, além de que quando a cabeçada aconteceu, por causa da gravidade do corte no meu supercílio, eu simplesmente perdi a cabeça, e reagi. Fiz o que muitos atletas já fizeram -e pagaram o preço por causa disso.
Já vimos luta de rua na quadra de basquete, greves em campo e até um jogador cuspindo no juiz no beisebol. De um atleta no calor da batalha, de repente perder (a cabeça) não é novidade, mas não é certo. Não muda nada o fato de ser eu. Estava errado. Espero pagar o preço e aceito que a Comissão de Nevada decida por uma punição severa. Estou aqui para dizer que não vou refutá-la.
Apenas peço que não seja uma punição para a vida toda. Por causa desse meu erro, vou instruir meus agentes e promotores para aceitá-la, e que eu possa começar a cumpri-la imediatamente, para que eu possa mostrar aos fãs do boxe no mundo que desejo aceitar o que vier.
Também avisei todos aqueles ligados a mim que não vou mais tolerar comentários maldosos e insultuosos feitos sobre o sr. Evander Holyfield e seu time.
Evander, desculpas. Você é um campeão, e eu respeito isso.
Apenas estou triste que a luta não tenha seguido em frente, para que os fãs do boxe pudessem ter visto qual de nós sairia por cima.
Quando você me cabeceou no primeiro assalto, sem querer ou não, eu reagi instantaneamente, e o resto é história.
Para vocês que acham que eu nunca mais deveria lutar, digo apenas que tenho 31 anos e que, no auge de minha carreira, cometi outros erros porque não tinha saída. Cresci nas ruas, lutei para sair delas, não vou mais voltar e aprendi da maneira mais dura no passado porque não tive o luxo da escola ou pessoas que me ajudassem naquela época quando eu mais precisava.
Aprenderei a partir desse horrível erro, também.
Eu me voltei, desde sábado, para meu Deus, rezei bastante, para que ele me ajude e renove minha crença, que é a de um verdadeiro fiel. Também me voltei aos profissionais da medicina para que ajudem a explicar a razão do que fiz. Terei essa ajuda também. E agora continuarei a treinar não só meu corpo, mas também minha mente, para que seja possível colocar isso para trás e que isso nunca mais aconteça. Me desculpem.
Eu apenas peço seu perdão, pois vocês já perdoaram outros atletas, dessa profissão, desse esporte, para que eu receba a chance de me redimir perante minha família, meus amigos, meu médico, e principalmente meu Deus, que me contou que estou pronto para fazer isso.
Muito obrigado."

Texto Anterior: Mike Tyson vai buscar ajuda médica
Próximo Texto: Holyfield exige ser indenizado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.