São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marvin Gaye, Ben Harper de outrora

SÉRGIO MARTINS

Aclamado como um dos maiores talentos da história da música negra, Marvin Gaye nunca escondeu o desejo de virar um crooner clássico e ter uma big band à sua disposição. "Ele queria ser o Frank Sinatra negro", confirma Berry Gordy, ex-presidente da Motown -gravadora do astro- e amigo pessoal de Gaye.
Pois bem, uma dessas tentativas acaba de chegar ao CD (só importado, por enquanto). "Vulnerable" reúne standards da canção americana gravados pelo cantor em 1966, que só agora vêem a luz do dia. Culpa da Motown, que não queria ver seu menino de ouro disputando espaço com Tony Bennett e o próprio Sinatra e acabou por abortar o disco.
O álbum foi produzido por Bobby Scott, que já havia trabalhado com Aretha Franklin e Harry Belafonte. Mas Marvin ficou desgostoso com os próprios vocais e retomou o projeto apenas em 1982.
É essa versão que repousa soberana em "Vulnerable", CD que pode figurar ao lado dos melhores trabalhos do cantor -é uma de suas melhores performances.
Abalado por tragédias pessoais, dá o tom certo na dramática "I Won't Cry Anymore"; deixa à mostra suas influências soul no canto falado de "Why Did I Choose You" e "I Wish I Didn't Love You So" -esta última, com vozes dobradas e uma reprodução fiel de alguns tiques de Otis Redding.
Gaye improvisa em "The Shadow of Your Smile" -há quem diga que coloca a voz de 12 maneiras diferentes. Observe a explosão do refrão final.
O único senão de "Vulnerable" é saber que tão rico material ficou arquivado durante 13 anos. E que precisou dos esforços de uma secretária da Motown para ser apreciado pelos fãs da boa música. Uma pena. Se houvesse saído na hora certa, talvez Gaye pudesse não apenas ser admirado por seus talentos como soulman, mas também como um dos maiores intérpretes do século.

Disco: Vulnerable
Artista: Marvin Gaye
Lançamento: Motown (importado)
Quanto: R$ 32 (edição de luxo) e R$ 22 (edição simples)
Onde encontrar: Nuvem Nove (tel. 011/820-7051)

Texto Anterior: Ben Harper, Marvin Gaye do futuro
Próximo Texto: Nana Caymmi; "Casa da Bossa"; Chelpa Ferro; LL Cool J; Warren G; Foxy Brown
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.