São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fãs encontram espaços para zines na rede

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Normalmente editados em papéis baratos, com tintas que soltam nas mãos, os fanzines são, por definição, veículos de comunicação de trabalhos e informações de cunho amador, realizado por fãs de um determinado assunto ou pessoa.
Nas "ondas" da Internet, a sua postura é outra. Por mais amadores que sejam, os zines eletrônicos possuem mais recursos que os seus "irmãos de papel", e abrangem um público diferente.
"Estou conseguindo abrir mais portas pelo fanzine virtual", diz Fernando Passarei, que mantém desde novembro do ano passado, o "DZI Netiuorque Fanzine" (http//www.iocom.com/ cartum/fan1.htm).
"Eu já tinha publicado fanzine escrito mas achei que o retorno não foi muito grande. Como tem muita gente fazendo fanzine escrito, e muito crítico no meio, eu achei legal tentar fazer um fanzine virtual", diz Passarelli.
Atualizado com notícias da área a cada 15 dias, o "Netiuorque Fanzine" mantém uma página só para divulgar os concursos de quadrinhos que acontecem no país. "Mas já divulguei até um concurso na Coréia, que acabou no mês passado", conta Passarelli.
O "HQ & etc." (http://www2.netpe.com.br/ users/vicente/underground) é o zine virtual atualizado com mais frequência. A cada sete dias, o roteirista Fabrício Grallet, que mantém a página, renova notícias sobre os mundos brasileiro e internacional -especialmente o norte-americano- de quadrinhos.
Atualizado sem tanta frequência, o "@gáQUÊ" (http://www. geocities.com/Hollywood /Hills/8960/Hq.thm) também traz uma página com notícias sobre quadrinhos, acompanhado por uma galeria com desenhos de super-heróis famosos.
O "Zine Underground" (http://www2.netpe.com.br/ users/vicente/underground) não é exclusivo sobre quadrinhos, mas tem duas colunas que abordam o assunto.
Uma delas, a "Speaking English", é atualizada mensalmente sobre quadrinhos norte-americanos. Já a "Eddie HQ" reflete sobre temas abordados nos quadrinhos atuais e também sobre suas características.
(PCA)

Texto Anterior: Quadrinhos chegam à interatividade
Próximo Texto: Quadrinhos na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.