São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maurício de Sousa quer utilizar as novas mídias

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Acessar o site da turma da Mônica na Internet (http:// monica.com.br) é acompanhar os novos caminhos por onde os personagens de HQs podem trilhar.
"Eu sempre tive preocupação em utilizar os novos meios de comunicação e a Internet é o prolongamento natural de tudo e para tudo que produzimos e divulgamos" disse Maurício de Sousa, criador da turma da Mônica.
No ar desde outubro do ano passado, o site da Mônica já oferece ao internauta-mirim imagens da referida trupe, histórias em quadrinhos seriadas e não-seriadas, textos escritos pelo próprio Maurício, chats (bate-papos) com outros fãs da turma e até a Rádio Mônica, que toca músicas e história.
Nos planos do quadrinhista, estão incluídos também a formação de um free-shop com produtos da Mônica, um jornal diário chamado "Painel", com informações sobre os estúdios e as produções do Maurício e novelinhas com os personagens sendo veiculadas pela Rádio Mônica. Nos últimos meses, Maurício e sua equipe têm investido mais de R$ 50 mil no transporte da Mônica para a Internet.
Parte deste material já está disponível, na Internet, em inglês, e Maurício estuda também colocar ema versão em espanhol. Ainda na área de linguística, ele planeja criar páginas em outras línguas, conforme as revistas da Mônica sejam lançadas nos países que falem os respectivos idiomas.
Assim, estão nos planos páginas em italiano, alemão e francês; a página em javanês também deve ir ao ar, uma vez que foi lançada na semana passada uma revista com seus personagens na Indonésia.
"Será um site realmente multirracial, multilíngue", disse o artista. "Naturalmente, teremos um cuidado, como temos hoje no inglês, de dar ao usuário a oportunidade de lidar com a língua viva, e até utilizar o site para o estudo."
O quadrinhista diz que a Internet está aberta para tudo o que ainda pode ser inventado, dependendo apenas da tecnologia que a pessoa tiver disponível.
"Daqui a um tempo, eu posso criar um sistema em que a criança poderá interagir, ela entrar na história, desenhar... Nós estamos discutindo tudo isto no estúdio e agitaremos tudo isso através da Internet."
Ele quer, no futuro, ter condições tecnológicas de fotografar ou filmar o internauta-mirim, transformar essa figura em um desenho e introduzir esse desenho numa história ou em uma ação do site. "A criança entraria com sua suas próprias características físicas."
Fora da rede mundial, Maurício desenvolve outros trabalhos, como a criação do "videogibi".
Produzido em conjunto com o Publifolha, o videogibi é um filme de animação com cenários de computação gráfica.
O artista já tem, também, um CD-ROM com a sua personagem mais famosa. "Quadrinhos da Turma da Mônica", distribuído pela FTD, permite que a criança crie, brincando de quadrinhos, desenhando e montando histórias com os personagens do Maurício.

Texto Anterior: Quadrinhos na Internet
Próximo Texto: Ota movimenta mosquinhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.