São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre um criadores do trio elétrico

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Morreu às 6h45 de ontem, em Salvador (BA), o
músico Osmar Macêdo, 74, um dos inventores do trio elétrico.
Segundo o pneumologista Aldelmo Machado Neto, 35, a morte foi causada por insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos, após 15 dias de tratamento intensivo no hospital Espanhol.
Osmar Macêdo se internou no hospital às 20h14 do último dia 15, com diabete e insuficiências cardíaca e respiratória.
"Macêdo era um paciente de alto risco, devido à idade e às dificuldades urinária, cardíaca e respiratória", disse Neto.
"Além disso, Osmar chegou ao hospital com intoxicação digitálica." Digital (causador da intoxicação) é um remédio utilizado para controlar insuficiência cardíaca.
"Esse tipo de intoxicação acontece em alguns pacientes, mesmo que estejam habituados ao medicamento", disse. Segundo Neto, Osmar Macêdo usava o remédio há muitos anos.
O músico também teve insuficiência urinária nos últimos 15 dias e respirava por equipamentos desde a última sexta-feira.
Nos últimos dois anos, o músico esteve internado duas vezes -uma por infecção urinária, em 95, e outra por pneumonia, em 96.
Ontem, o corpo de Osmar Macêdo foi levado para o Palácio da Aclamação (centro de Salvador), onde será velado. O enterro está previsto para às 11h de hoje, no cemitério Jardim da Saudade.
Segundo o músico Haroldo Macêdo, um dos sete filhos de Osmar, o trio elétrico "Armandinho, Dodô e Osmar" deverá se apresentar no circuito oficial do Carnaval (centro de Salvador) e acompanhar o corpo até o cemitério.
Osmar Macêdo inventou o trio elétrico em 1950, juntamente com o músico e amigo Adolpho Nascimento (Dodô), morto em 79.
Inicialmente, trio elétrico era o nome dado a um velho Ford 29 (fobica), equipado com dois alto-falantes, um amplificador e três paus elétricos (instrumento criado por Dodô, hoje conhecido como guitarra baiana).
O trio era formado pelos músicos Dodô, Osmar e Temístocles Aragão. A primeira apresentação do trio em Salvador aconteceu no Carnaval de 1951.
No ano seguinte, o trio se apresentou pela primeira vez em cima de um caminhão, com oito alto-falantes. O músico Armandinho, 44, filho de Osmar, entrou no grupo quando tinha 10 anos.
Em 74, o trio elétrico passou a se chamar "Armandinho, Dodô e Osmar".

Texto Anterior: Artista participou da Bienal de São Paulo
Próximo Texto: Xuxa estuda possibilidade de voltar à TV argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.