São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iate leva príncipe e ex-governador

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O príncipe Charles e o último governador britânico de Hong Kong, Chris Patten, abandonaram ontem a ex-colônia do Reino Unido a bordo do iate real Britannia.
A embarcação, atracada na base Tamar, zarpou à 0h50 de hoje (13h50 de ontem em Brasília) rumo a Manila, capital das Filipinas, onde deve chegar após três dias de viagem. O Britannia se dirigiu lentamente até o centro da baía acompanhado pela fragata HMS Chatham e 13 pequenos barcos patrulheiros e daí partiu.
Antes do embarque, Patten e sua mulher, Lavender, se despediram de alguns amigos e membros do governo presentes na base.
O cenário era bastante diferente do observado horas antes, quando milhares de pessoas se reuniram para a festa de despedida das autoridades britânicas presentes em Hong Kong. Apenas algumas pessoas acompanharam a partida do príncipe de Gales e do emotivo ex-governador do território.
Patten, que estava no poder desde 1992, chorou em diversas ocasiões durante as celebrações de entrega do território à China.
Em uma delas, o ex-governador assistiu com os olhos cheios de lágrima ao recolhimento da bandeira britânica hasteada na residência oficial, onde morava.
Antes de se afastar do local pela última vez como um dirigente colonial, Patten e sua comitiva deram três voltas ao redor da casa -segundo uma antiga tradição chinesa, aquele que o fizer voltará ao local algum dia.

Texto Anterior: Sob chuva e aplausos, China põe 4.000 soldados em Hong Kong ao amanhecer
Próximo Texto: Jiang realiza sonho de Deng
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.