São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Balaio grande; Cerco psicológico; Pais da criança; Pagando a fatura; Contatos federais; Maldade tucana; Assim topa; Persona non grata; Visão jurídica; Periga congestionar; Preocupação fixa; Prosa quente; Temor de protesto; Propaganda federal; Uma vez Arena...; Vão comprar outro Fusca

Balaio grande
FHC acha que está prestigiando muito o PFL e se esquecendo do PMDB. Deve iniciar uma bateria de articulações com caciques peemedebistas para amarrar o apoio do partido em 98. O PSDB terá outra crise de ciúme.

Cerco psicológico
Marketeiros de FHC insistirão na tecla de que o Real correrá risco nas mãos de Lula. Além de falar que o Brasil mudou para melhor, ameaçarão os brasileiros de perder a estabilidade. Acham que o petista morderá a isca, criticando o plano na eleição de 98.

Pais da criança
O Planalto estimula, via Nelson Jobim, a eventual candidatura de Maurício Corrêa, ministro do STF, a senador pelo PSDB. Abriria mais uma vaga no tribunal para garantir tranquilidade em possível 2º mandato de FHC.

Pagando a fatura
O PFL deve intervir na semana que vem no diretório em Rondônia. Para dar o controle da legenda ao senador José Bianco, que levou quatro deputados para o partido. Hoje, o chefe local é o também senador Odacir Soares.

Contatos federais
O governador Amazonino Mendes (PFL-AM) se vangloria de não ter só Serjão como interlocutor no governo. Espalha que sempre é muito bem recebido por Clóvis Carvalho (Casa Civil).

Maldade tucana
Como o PT não define o candidato a presidente, FHC tratou de fazê-lo, polarizando com Lula.

Assim topa
Passado o perigo de impeachment iminente de Paulo Afonso (SC), lideranças do PMDB emitem sinais de que topam acordo com PFL, PPB e partidos de oposição: entregam a cabeça do governador, mas salvam o vice.

Persona non grata
ONGs defensoras da união civil entre pessoas do mesmo sexo vêem o deputado Hélio Bicudo como o maior inimigo. Acham que ele, por ser do PT e católico, dá gás aos conservadores.

Visão jurídica
O juiz Abel Fernandes Gomes, do Rio, negou pedido de grampo da PF. A escuta era para rastrear ligações de Georgina Fernandes, acusada de desviar US$ 115 mi do INSS. Disse que interceptação telefônica não é para isso.

Periga congestionar
Presidente do Incra, Milton Seligman aciona amanhã o disque 0800-610214. Para receber denúncias de fraudes fundiárias.

Preocupação fixa
Temendo uma enxurrada de ações na Justiça Eleitoral, FHC delegou aos pefelistas Luís Eduardo Magalhães e Inocêncio Oliveira a missão de lutar por uma lei eleitoral clara, que diga o que pode e o que não pode.

Prosa quente
Se quiser, FHC poderá mudar muito seu estilo de comunicação. Mário Divo, número dois do porta-voz Sergio Amaral, tem experiência em literatura erótica. No último número da revista "Ele Ela", publicou um conto sobre um brasileiro e uma sueca.

Temor de protesto
Por iniciativa da Bolívia, a viagem que FHC faria a La Paz no próximo dia 11 foi adiada por dez dias. Segundo um palaciano, só pode ser para que os bolivianos tenham mais tempo para esquecer a derrota na Copa América.

Propaganda federal
O ministro Paulo Renato, escalado para falar amanhã sobre o aniversário do Real, dará dados para mostrar que a Educação melhorou com FHC. Por exemplo: a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 a 19 anos caiu de 9% em 94 para 6,8% em 96.

Uma vez Arena...
O deputado Corauci Sobrinho defende prévia no Estado de São Paulo para o PFL decidir se apóia Maluf, Covas ou se tem candidato próprio a governador em 98. Pefelistas dizem que já sabem o resultado. A base é malufista.

Vão comprar outro Fusca
Apesar da entrada de Expedito Júnior (RO) no PFL, a bancada do PL na Câmara cresceu 25% ontem com entrada Eliseu Moura e Antônio Araújo (PFL-MA)) e Remi Trinta (PMDB-MA).

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Sérgio Carneiro (PDT-BA), sobre Serjão dizer que "com o prestígio que ele (FHC) tem, poderia até ser o secretário-geral da ONU":
- O povo brasileiro deve agradecer a humildade tucana. E lamentar pelo que o resto do mundo perderá se ele se reeleger.

Próximo Texto: Prevenção mineira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.