São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas corre atrás de aliança com o PFL

Partido é atendido por governador

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador Mário Covas (PSDB) começou a correr atrás do apoio do PFL para sua provável candidatura à reeleição.
Na próxima semana, Covas deve receber a Executiva do PFL paulista. A "criação de um canal de diálogo direto" com o governador era uma reivindicação de Cláudio Lembo, presidente do diretório pefelista no Estado.
Covas disputa com o ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) o apoio do PFL para a sucessão paulista. Oficialmente, o partido fala em lançar candidatura própria, e o senador Romeu Tuma diz que está disposto a concorrer.
Maluf saiu em vantagem na corte ao PFL. Já ofereceu a vaga de vice-governador na chapa, além de prometer cacifar um pefelista na disputa de uma cadeira no Senado.
Muitos dos deputados do PFL paulista têm relações antigas com o provável candidato do PPB ao governo estadual. Nos últimos meses, Maluf tem se reunido com parlamentares e políticos do possível aliado.
Apesar do convite para a conversa com Covas, o PFL de São Paulo tende, no bastidor, a apostar na candidatura Maluf, com base em diagnóstico de chance maior de vitória do pepebista.
A bancada estadual do PFL apóia a administração tucana. É ali que Covas investe para reverter a tendência favorável a Maluf.
Entre os deputados federais do PFL de São Paulo, Maluf tem mais simpatizantes.
O secretário municipal de Planejamento de São Paulo, Gilberto Kassab, é hoje a liderança que controla mais delegados no colégio que eventualmente definirá o caminho do PFL na eleição e mantém relações excelentes com o malufismo.
O interesse de Maluf e Covas na aliança com o PFL para 98 deve-se ao tempo que o partido terá no horário gratuito de TV. Os estrategistas dos dois lados acham que podem desequilibrar a corrida com o espaço de propaganda que será destinado ao PFL.

Texto Anterior: Líder lança Luís Eduardo à Presidência
Próximo Texto: Aniversário do PSDB vira palanque de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.