São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
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Assembléia paga a mais para evitar cor preta

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Por causa de uma diferença mínima na cor, o cinza-escuro em vez do preto, o contribuinte paulista corre o risco de pagar R$ 27.600 a mais na compra de 94 carros novos para os deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo.
A licitação para a compra desses carros, realizada no último dia 23 de maio, foi ganha pela General Motors do Brasil. Ela deve oferecer o Vectra GL, ao preço unitário de R$ 27.790. O custo total dos 94 carros será R$ 2.612.260.
Ocorre que uma concessionária da Chrysler, a Milênio Automóveis, ofereceu um carro semelhante, o Neon, por um preço inferior -R$ 27.500 cada um. Se a Assembléia tivesse optado por esse carro, o valor da compra seria R$ 2.585.000.
Apesar do preço inferior, a comissão de licitação da Assembléia desclassificou a proposta da Chrysler. O motivo foi a cor. O edital pedia a cor cinza-escuro; o carro da Chrysler tem cor preta.
Anular licitação
A Chrysler apresentou recurso para anular o resultado da licitação. O resposta sai hoje. A Fiat participou da concorrência, mas foi eliminada porque o Tempra não tem duplo "airbag" -bolsa de ar que infla em acidentes.
Para a concessionária Milênio, a diferença na cor não era motivo para a desclassificação da sua proposta. Segundo ela, não há praticamente diferença entre o preto e o cinza-escuro. Mais importante, diz, é a diferença do preço.
Clovis Ashcar, diretor da Milênio, afirma que seu carro oferece mais equipamentos do que o exigido no edital de licitação da Assembléia. "A GM entrou com o mínimo exigido. Nós entramos com mais do que foi pedido", diz.
Para a Milênio, o carro oferecido pela Chrysler tem várias vantagens quando comparado ao Vectra da GM. O Neon, afirma a concessionária, tem motor 2.0 com 16 válvulas. O Vectra, diz, tem motor 2.0 com oito válvulas, menos potente.
A Milênio afirma que o edital fala em "características mínimas". Por isso, entende que não pode ser desclassificada por apresentar um carro com característica superior. Outros equipamentos de seu carro, diz, também são melhores.
A Folha apurou que a GM é o único fabricante brasileiro em condições de atender a uma das exigências do edital -o duplo "airbag" nesse tipo de carro. Ford, Fiat e Volkswagen não apresentam a versão dupla desse equipamento. O Neon é feito nos EUA.
A compra de carros da Assembléia vem acompanhada de outras medidas adotadas pelo deputado Paulo Kobayashi (PSDB), atual presidente da Casa. Entre elas, estão a criação de novos cargos e de verba extra de R$ 10 mil, além dos R$ 5.600 que ganham por mês.

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