São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dossiê avalia teor de textos sobre PM

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Militar de São Paulo tem a sua pasta rosa. Reservada para seletos 12 comandantes da PM, ela não possui conteúdo político, mas traz informações sobre tudo o que é escrito na imprensa que possa comprometer a imagem da corporação.
A famosa pasta rosa, com informações políticas, a do Banco Econômico, foi divulgada no ano passado. Ela continha uma lista de doações feitas a 25 candidatos em 1990.
No caso da PM, a pasta rosa é usada para colecionar reportagens ou artigos que falem mal da PM. Ela difere do "clipping" disponível ao baixo escalão, por trazer informações mais apuradas.
O Comando da PM afirma que o objetivo da documentação é tomar conhecimento dos fatos negativos que envolvam policiais militares -não dos autores das reportagens.
"A correção dessas falhas se dá investigando o motivo que levou à ocorrência de um fato ruim envolvendo a PM", disse o coronel Paulo Régis Salgado, chefe da Comunicação Social da PM.
Além da pasta cor-de-rosa, os 12 comandantes da PM (o comandante-geral, o subcomandante, o comandante do Choque e coronéis de grandes comandos metropolitanos) recebem também outras duas pastas: uma verde e outra amarela.
A verde contém notícias "favoráveis" à PM. A amarela, notícias "neutras".
Na pasta rosa do último dia 10 de junho, por exemplo, consta o artigo "O Domínio do Medo", assinado pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que faz críticas à atuação de PMs na periferia de São Paulo. A pasta é intitulada "Opinião Pública - Reclamações sobre a Atuação da Polícia Militar".
Ela possui também um artigo do deputado estadual Dráusio Barreto (PSDB), publicado na Folha. O autor critica a baixa instrução dos policiais e a mentalidade policial que, "salvo exceções", vêm seguindo a orientação de um policiamento repressivo". Há reportagens ainda da Folha, da "Folha da Tarde" e do "Diário Popular".
A pasta verde -a favorável- do dia 10 de junho é recheada com reportagens sobre o resgate do alpinista amador Leonardo de Souza, 20, que ficou 16 horas isolado em uma plataforma de um penhasco na serra do Mar. O rapaz foi resgatado por um helicóptero da PM.
Na pasta neutra, a amarela, há reportagens sobre outros órgãos estaduais, como a Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor).

Texto Anterior: Policiais do Pará usarão capuz na greve
Próximo Texto: Advogados tentam livrar PMs de júri
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.