São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
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Particular disputa alunos com publicidade

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo) está preparando uma campanha para "revalorizar o espaço" da escola particular. O lançamento, em rádio, TV e outdoors, está previsto para 2 agosto.
A campanha é apresentada em um vídeo de mais de uma hora enviado no final de junho aos donos de escola. O vídeo acusa "o governo" e "a mídia" de participarem de um movimento, "planejado com extrema cautela", para fazer com que os estudantes mudem da escola particular para a pública.
"Conseguiram jogar a sociedade contra a gente", afirma o presidente do Sieeesp, José Aurélio de Camargo, único narrador do vídeo. Ele classifica seu cliente como "doente" e prega um preço compatível com seu poder aquisitivo.
A campanha terá o slogan "Escola, cuidado. Escolha" e será "muito emocional", segundo a narração de Camargo na fita. O objetivo é "gerar desconforto nos pais que estão pensando em ingressar na escola pública".
Camargo estava viajando ontem, segundo sua assessoria de imprensa, e, por isso, não poderia comentar a campanha ou o vídeo.
Figura polêmica no meio educacional, Camargo foi afastado dois anos do cargo de presidente do Sieeesp pela Justiça, sob acusação de formação de cartel nas mensalidades. A acusação não foi provada e, no final do ano passado, ele reassumiu a presidência.
No vídeo, Carmargo cita esse episódio como parte da campanha contra a escola privada.
Segundo sua narrativa, o governo brasileiro gasta R$ 23 bilhões ao ano em educação e a Unesco (órgão das Nações Unidas para educação e cultura) gasta R$ 3 bilhões. "Com 3 bilhões a Unesco movimenta milhões. O Brasil, com 23 bilhões, não movimenta nada", afirma o presidente do Sieeesp.
Camargo apresenta no vídeo trechos de reportagens escritas onde o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, comenta a ida de alunos da escola particular para a escola pública. "Veja, ele está comemorando", diz Camargo.
Também fariam parte da campanha contra as particulares reportagens que falam sobre inadimplência nas mensalidades, que calculam o custo da educação de um filho ou que dizem que as notas tiradas por alunos da rede particular e da pública são semelhantes.

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