São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997 |
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Carteirinha responde por 70% da renda
DA REPORTAGEM LOCAL A renda obtida com a venda das carteirinhas estudantis representa cerca de 70% do orçamento total da UNE, que fica próximo de R$ 1 milhão por ano, segundo Orlando Silva Júnior e o tesoureiro da UNE, Olavo Noleto.Segundo Noleto, a UNE vende cerca de 670 mil carteirinhas por ano em todo o país, a um custo que varia de R$ 6 a R$ 20 cada. Cerca de 600 mil são carteirinhas estudantis nacionais e 70 mil mundiais, estas últimas feitas em convênio com a empresa de intercâmbio STB (Student Travel Bureau). Desde 1992, leis estaduais determinam o monopólio da UNE na venda das carteiras estudantis, que dão direito ao estudante de pagar meia-entrada em eventos, além de descontos em passagens de ônibus e estabelecimentos comerciais e turísticos. Segundo a entidade, as empresas que produzem a carteirinha são escolhidas por comissões de licitação formadas nos Estados. Outras entidades Algumas entidades, como DCEs (Diretório Central dos Estudantes) e UEEs (União Estadual de Estudantes) também são credenciadas para produzir a carteira, desde que tenham equipamento para isso. O monopólio da UNE na venda das carteirinhas tem sido assunto polêmico nos congressos da entidade desde que foi aprovado. O tesoureiro Noleto, que pertence à Articulação (tendência do PT), afirma que o ideal seria que a entidade se sustentasse com outras fontes de renda além da carteirinha. Para ele, o estudante deveria ter a opção de escolher qual carteirinha quer comprar. Em alguns municípios do Rio Grande do Sul e em Belo Horizonte, as carteirinhas de outras entidades estudantis também valem para a meia-entrada. Parte da receita obtida com a venda de carteirinhas tem de ser repassada aos centros acadêmicos e diretórios centrais de estudantes. Segundo Noleto, "as dívidas da UNE com essas entidades estão sendo quitadas à medida que elas apresentam suas contas". Texto Anterior: PC do B e PDT dominam cargos Próximo Texto: Quem é quem no Congresso da UNE Índice |
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